Grandes empresas já devem estar cadastradas no eSocial


Até o dia 28 de fevereiro, o sistema receberá as informações cadastrais dos empregadores e as relativas às suas tabelas, tais como estabelecimentos, rubricas, cargos, entre outras.

O eSocial começou a funcionar no dia 8 de janeiro para empregadores que têm faturamento superior a R$ 78 milhões e já se tornou um marco na rotina de várias empresas. O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é uma ferramenta inovadora que substitui diversas obrigações acessórias existentes atualmente. “Com isso a proposta do eSocial é a de simplificação dos processos e eliminação da redundância, além do aumento da eficiência dos Órgãos fiscalizadores a partir da unicidade das informações prestadas” afirmou a Diretora Executiva do Arruda Cabral Advocacia, Denize Moraes.

Até o dia 28 de fevereiro, o sistema receberá as informações cadastrais dos empregadores e as relativas às suas tabelas, tais como estabelecimentos, rubricas, cargos, entre outras. A partir de março as empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos, além dos eventos não periódicos, como admissões, afastamentos e desligamentos.
 
De acordo com pesquisa realizada pelo Governo Federal, apenas 36,7% das empresas efetuaram a qualificação de seus trabalhadores, 63,3% declararam que não fizeram ou desconhecem o que é a Qualificação Cadastral que é feita através de um aplicativo, onde são identificadas possíveis divergências entre os cadastros internos das empresas, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). De acordo com Denize, para implantar o eSocial nas empresas é necessário um planejamento estratégico. “Os gestores precisam ser sensibilizados da importância dessa nova obrigação, que compreenderá a observância de diversas legislações para seu fiel cumprimento, evitando assim sanções que implicarão no aumento de um passivo fiscal” explica.

O eSocial tem evoluído em etapas e o envio das informações em fases se dá em atendimento do governo às solicitações de empresas e de confederações participantes do projeto. “Apesar da proposta ser simplificar, inicialmente a obrigação é tida como complexa por especialistas de todo o país. O preenchimento dos formulários requer muita atenção por parte das empresas, que estarão colocando suas rotinas e processos internos numa espécie de portal da transparência com a transmissão de alguns dados nunca antes informados ao Governo” diz a Diretora do Escritório Arruda Cabral.

A partir de julho é a vez das demais empresas, inclusive os Microempreendedores Individuais que tenham um empregado, a realizarem os seus cadastros. Finalizando o cronograma, os Órgãos Públicos devem iniciar o seu cadastramento em janeiro de 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii