Diáspora pelo Mundo





Circulando pela América Latina, as cantoras Anaïs Maviel e Isis Giraldo aterrissam em Olinda e Recife com o show Diáspora nos próximos dias 14 e 15 de dezembro para apresentações no Casbah e O Mundo Lá de Casa.

Além dos shows, as cantoras e compositoras têm interesse em interagir com artistas locais, por isso chegam por aqui já na próxima segunda, depois de uma bem sucedida passagem por São Paulo, onde além do shows, promoveram oficinas e jams sessions com Jussara Marçal,Thomas Hohrer e Maurício Takara. Antes dessa passagem por Sampa, a dupla se apresentou em Fortaleza e, aqui no Nordeste, ainda circulam por Salvador e Aracajú. Finalizando a turnê no Rio de Janeiro.

Os ingressos para as apresentações em terras pernambucanas serão adquiridos nos locais pouco antes dos shows. Ambas as performances musicais começam a partir das 20h. 



Isis Giraldo é compositora e cantora. Sua identidade colombo-canadense se reflete ao fazer uma música que se nutre da tradição do jazz, da música coral, hip-hop e da cumbia, enquanto combina ricas texturas eletrônicas usando sintetizadores e a sua voz como instrumento. Isis se interessa pelo uso harmonias e tradições culturais cruzadas para criar algo novo e cheio de exploração. Lançou três discos como líder com diferentes projetos, e já tocou extensivamente pelas Américas do Norte e do Sul, tanto como líder como em colaboração. (Medellín Festival de Jazz, Festival de Jazz de Toronto, Festival de Jazz de Montreal para nomear alguns). Como compositora, realizou vários trabalhos comissionados, sendo o mais recente das Les Voix ferrées e L'Orchestre National du Jazz, com base em Montreal.


Anaïs Maviel é cantora, multi instrumentista, compositora, professora e curandeira. Seu trabalho recente está focado na função da música e na forma como ela é entendida nas sociedades tradicionais como algo essencial para o encontro de ideias em comum e relações. Inspirada pelo trabalho de Edouard Glissant e suas reflexões sobre a creolização, Anaïs associou seu trabalho com o presente complexo que move espaços e pessoas, entre o tempo e a terra. O contexto contemporâneo sobre a reformulação do ser, a realidade e as estruturas sociais a levaram a questionar o conceito da linguagem e a explorar sua essência na música. Envolvida no cruzamento dos meios - música, artes visuais, dança, teatro e arte de performance -, ela se converteu em uma força criativa preciosa para artistas como Williams Parker, Steffani Jemison, Wally Cardona, Larkin Grimm, Cooper-Moore, Jawole Zollar, entre outros. Como criadora, está dedicada a criações substanciais como solista e também de direção musical para grandes ensembles. Seu caminho a levou a compartilhar sua música em Nova York e outras partes da América do Norte, Europa e Haiti. Sua estreia como solista ‘hOULe’, pela Gold Bolus Recordings, recebeu reconhecimento internacional. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo