Música também é um dos pontos fortes do Rec’n’Play








Radiola Serra Alta / Foto: Divulgação 
Festival apresenta artistas já consagrados e revela novos talentos


Tagore, Aninha Martins, Sofia Freire, Kalouv, Estesia, Panchka, Flaira Ferro, Radiola Serra Alta, Arrete, Graxa e Ogro Nerd são os nomes confirmados para a programação musical do festival REC’n’Play, que toma conta do Bairro do Recife entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro. Além dessas atrações, foram selecionadas no concurso de bandas Let’s Play, promovido pelo evento, as bandas RØKR e 70mg.

Kalouv / Foto: Divulgação
Os shows acontecem nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. Tagore, Arrete, Anninha Martins e Graxa comandam a sexta-feira, primeiro dia de shows no evento.  Além deles, a primeira banda vencedora do concurso Let’s Play a, RØKR, integrará a programação. Com um repertório conhecido pelo público, Tagore traz ao RnP as cores e aromas de um dos melhores álbuns do ano passado, responsável por colocar o grupo na linha de frente da nova psicodelia nacional, Pineal. O disco foi, inclusive, consagrado pela Rolling Stones Brasil, como um dos melhores trabalhos de 2016, e, desde então, tem seguido em turnê por todo o país, sendo uma das apresentações confirmadas no Lollapalooza 2018.


Já a cantora Aninha Martins, comemora seus dez anos de carreira artística trabalhando em seu primeiro disco, intitulado Esquartejada. Com forte presença de palco, ela apresenta um repertório permeado por referências que vão desde o rock dos anos 70, ao metal e à MPB. Durante o show, a cantora alcança momentos românticos e cômicos da mesma forma que chega à tragédia e à insurgência.

O cantor e compositor da periferia do Recife, Graxa, apresenta ao festival seu terceiro álbum, A Concorrência é Demais. No disco, ele conta de forma linear a história de um músico desiludido com o meio artístico, continuando a linha dos álbuns anteriores, onde trazia um olhar peculiar e irônico sobre a sociedade e políticas culturais. No set list, o músico traz canções como: Naquele hotel nacional, Personalidades do Inocoop,  Ladainha é negócio de padre e Los Fofoqueiras.

Arrete / Foto: Divulgação
Ainda no primeiro dia das apresentações, o grupo pernambucano de rap feminino, Arrete, leva a mistura do rap com influência de elementos da música local ao palco do RnP. Tais elementos podem ser observados no recém lançado “Sempre Com a Frota”, que reúne canções autorais assinadas pelo trio, tendo sido bastante aclamado pela crítica local.

No sábado (2), o grupo Ogro Nerd comanda os intervalos do campeonato Porto Digital League of Legends (PDLOL), enquanto a Radiola Serra Alta sobe ao palco no final da disputa. A competição vai premiar a equipe vencedora com R$ 6 mil, além de sorteios de equipamentos de jogos e brindes para o público. A inscrição para o campeonato já está aberta no site do concurso (pdlol.noord.games/pdlol/).

A primeira fase da disputa começa online, no próximo dia 25 de novembro, e termina no palco principal do festival.  A escolha das bandas para animar os intervalos das partidas foi feita exclusivamente para manter a interação do público com jogos e tecnologia, já que o ritmo cantado pelo grupo Ogro Nerd é voltado para as trilhas sonoras de jogos. Já o duo Radiola Serra Alta, que vem de Triunfo, apresenta uma característica peculiar ao usar a música como forma de dialogar entre ritmos regionais e novas tecnologias.

No encerramento do festival, no domingo (3), o grupo Ogro Nerd retorna ao palco do evento para dar um novo passo na carreira. Eles gravam o primeiro DVD do grupo. A abertura dos shows ficará sob o comando da segunda banda vencedora do concurso Let’s Play, a 70mg. Ainda na programação, se apresentam Estesia, Sofia Freire, Pachka, Kalouv e Flaira Ferro.

Misturando o erudito com o pop eletrônico, Sofia Freire aborda reflexões e sentimentos do universo da mulher em suas canções no seu novo trabalho, “Romã”, lançado em outubro deste ano. No projeto, a pianista, cantora e compositora pernambucana transformou seus poemas preferidos em canções que misturam percussão, acompanhados de flauta, piano e batidas sintetizadas com camadas vocais, que contrastam com a voz doce da cantora. O trabalho foi produzido por Sofia, Homero Basílio e Chiquinho Moreira.

Ainda na programação, será possível conferir a apresentação da Estesia, grupo que trabalha em torno do diálogo entre gerações musicais. A proposta é levar ao público sons que tragam emoção e memória individual, através do improviso e dos processamentos eletrônicos.

Já a banda instrumental Kalouv apresenta o terceiro disco da banda, o recém lançado Elã, que vem carregado de influências em games e mostra o amadurecimento e consolidação do coletivo no cenário musical.

Flaira Ferro, consagrada como um dos novos nomes da música pernambucana, tornou-se conhecida pelo hit “Me curar de mim”. A multi artista segue em turnê com o álbum autoral Cordões Umbilicais. Sem pretensões, a cantora, compositora, passista e dançarina vem trabalhando em um novo projeto, ainda sem data prevista para lançamento. Para o show no RnP, Flaira vai trazer seu repertório autoral, com músicas como Templo do Tempo, A novidade ao lado e Bom dia, doutor, para encerrar as apresentações do festival.

Serviço:
REC’n’Play – Palco Principal
Onde: Rua do Observatório, Bairro do Recife
Quanto: Aberto ao público

Sexta-feira (1)

20h RØKR
21h Arrete
22h15 Aninha Martins + Graxa
23h30 Tagore

Sábado (2)

19h PDLOL
20h PDLOL
21h Ogro NerdPocket
22h PDLOL
23h Radiola Serra Alta

Domingo (3)

16h 70mg
17h Ogro Nerd (gravação do DVD)
18h15 Estesia
18h45 Sofia Freire + Pachka
19h45 Kalouv
21h Flaira Ferro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo