Luta indígena em debate no Cineclube Bianor em Camaragibe



Camaragibe vai receber na próxima sessão do Cineclube Bianor, na programação do Domingo na Vila, o premiado documentário “Martírio”, dirigido por Vincent Carelli em parceria com Ernesto de Carvalho e Tita Soares.  A exibição acontece no dia 26 de novembro (domingo), às 16h, no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica. Logo após será realizado um debate com os presentes acerca das problemáticas levantadas no filme acerca da demarcação das terras e do extermínio dos povos indígenas.
A obra é um forte relato da violência sofrida pela etnia Guarani-Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil e que habita as terras do centro-oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam dizimar os índios e tomar as terras para si.
 
Lançado no Brasil em abril de 2017, o documentário é vencedor de diversas premiações: Melhor Filme do Júri Popular e Prêmio Especial do Júri no 49º Festival de Brasília; Melhor Documentário na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; Prêmio de Melhor Filme no IX Janela Internacional de Cinema do Recife e Melhor Longa-Metragem Latino-Americano no 31º Festival Internacional De Cine De Mar Del Plata, entre outras.

Como o próprio nome indica, Camaragibe, a terra dos camarás, possui forte influência indígena em sua história. Por volta do século XV, o território do município era ocupado de forma predominante por uma população ameríndia, que se distribuía em pequenas aldeias. A sessão gratuita será uma oportunidade de refletir sobre esses estreitos laços históricos encarados pelos povos tradicionais.


Serviço:
Domingo na Vila - Cineclube Bianor apresenta “Martírio”
Domingo - 26 de novembro - 16h
Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro 
Av. Dr. Pierre Collier, 440, Vila da Fábrica - Camaragibe
Classificação Livre
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo