CPM celebra Semana da Música com apresentações gratuitas de músicos renomados e alunos a partir de hoje (20)


A pianista Elyanna Caldas, o pianista canadense Francis Yang e o grupo de Música Antiga Allegretto são alguns dos shows previstos no evento

Apresentações instrumentais, seminários, feira de conhecimentos, missa e recitais fazem parte da Semana de Música do CPM, que tem início nesta segunda (20) e segue até a sexta-feira (24), na sede do Conservatório Pernambucano de Música. As atividades do circuito musical começam às 14h, no Auditório Cussy de Almeida, com o show do CPM Percussivo. Logo após, se apresenta a banda De Igual Pra Igual, formada por alunos especiais do Apoio Pedagógico da instituição.


Ainda na abertura, será celebrada uma missa em homenagem a Santa Cecília, padroeira dos músicos e da música sacra. Com a presença do Coro de Câmara do CPM – que apresentará um repertório de música sacra -, o padre Rosivaldo Torres comandará a celebração a partir das 17h. Para finalizar o dia, às 19h30, o grupo vocal-instrumental Allegretto exibe seu repertório de músicas antigas, com composições medievais, renascentistas e barrocas. “Preparamos uma programação bem variada e gratuita para o público, que poderá conferir espetáculos de músicos renomados e de alunos do CPM, que terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos” destaca a diretora geral da instituição, Roseane Hazin.

Na terça-feira (21), a programação começa pela manhã com a 1ª Feira de Conhecimentos de Estilos Musicais, uma aula-espetáculo com palestra e demonstração musical dos ritmos abordados. A feira, coordenada pelo professor Antônio Cabral, se repete às 14h, no estúdio. Às 15h, é a vez da cantora popular Sarah Lopes fazer seu show, no Palco Para Todos. Em seguida, S.E.L.V.A, banda de sons experimentais e agógicos, apresenta suas músicas. Fechando a programação do dia, a Big Band CPM, formada por professores, alunos da escola e voluntários anima a plateia às 19h30.

A Orquestra Matéria Prima e o pianista Francis Yang são os destaques da quarta-feira (22). A orquestra composta por 11 integrantes, que mescla o repertório popular com o erudito, faz o show musical às 17h. Já às 19h30, é a vez do renomado pianista canadense Francis Yang encantar o público com as melodias do instrumento de cordas. No quarto dia de atividades do evento musical, a renomada pianista pernambucana Elyanna Caldas mostra o seu repertório francês, às 18h, seguida da banda carioca LiberTango, formada pela pianista argentina radicada no Brasil Estela Caldi, e por seus filhos Alexandre e Marcelo Caldi. O repertório da banda é formado por clássicos de Piazzolla e sucessos do tango tradicional, além de músicas autorais. O show acontece às 19h30.

No último dia de apresentações, acontece a 10ª Maratona da Música do CPM, com espetáculos musicais a cada meia hora. Do circuito, que começa às 14h, participam o Duo A2, com show instrumental de piano e trombone; a banda SerTão Jazz, formada por alunos do Conservatório, e o grupo vocal masculino Blue Jeans, que apresenta sucessos dos anos 80. Para encerrar as atividades do evento, o talentoso flautista César Michiles realiza, no Palco Mangueira, às 19h30, uma apresentação.

A programação da Semana da Música também conta com as aulas do seminário Monteverdi, em dois dias: na terça e na quinta-feira, às 14h, com a direção do professor Sérgio Barza, e recitais de flauta, violão erudito e trombone. As atividades do evento começam a partir das 14h (com exceção da terça, que começa às 10h) e seguem até as 19h30. A entrada é gratuita.

Serviço:
Semana de Música do CPM
sede do Conservatório Pernambucano de Música 
Avenida João de Barros, 594, Santo Amaro
De segunda a sexta-feira (20 a 24 de novembro)
Das 14h às 19h30
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Designer recifense oferece curso gratuito de costura e moda circular