ZV Galeria inaugurada com a mostra Combustão, de João Lin


Promover a experimentação nas artes visuais é a proposta do espaço, no Pina


Tatuador Nando ZevÊ

A mostra Combustão, do artista plástico João Lin, marca a estreia do novo espaço das artes visuais no Recife. Trata-se do ZV Studio e Galeria, na Galeria Joana D'Arc, no Pina, que se configura como um ambiente híbrido de estúdio de tatuagem e local de experimentação com exposições, debates, cursos e residências artísticas. A proposta de Nando Zevê, artista, tatuador e idealizador do formato, é possibilitar experimentações entre as diversas expressões das artes visuais e conferir o que brota dessa mistura.

João Lin

Os trabalhos de João Lin estarão à venda e a mostra Combustão fica em exibição até 17 de dezembro. A visitação poderá ser feita de quarta a sábado, das 14h às 21h. Agendamentos podem ser feitos por meio do agendamentozvtattoo@gmail.com. O acesso é livre.

Agendamento:nandozeve@gmail.com 


A tatuagem é um fenômeno que se deu em diferentes partes e povos do mundo, cada um com suas técnicas e propósitos, fossem eles combativos, religiosos ou culturais. Os primeiros registros remontam aos anos 2.000 a.C, tendo a primeira máquina elétrica de tatuagem sido patenteada no século XIX, em 1891. Fato é que, nesses milhares de anos, a reprodução de padrões sempre foi uma constante. Ou era, até pouco tempo atrás. A evolução das técnicas e materiais utilizados para a pintura corporal permanente e a popularização da tatuagem fez com que começasse a surgir, a partir do início dos anos 2000, uma geração de artistas com trabalhos totalmente inovadores.


O ZV Tattoo e Galeria procura agregar as variadas formas de manifestação da imagem, estimulando a criatividade por meio de trocas de experiências entre artistas locais, nacionais e internacionais. Zevê, que começou no desenho, passou pela pintura, agregou as artes urbanas e firmou-se na tatuagem, convidou para a abertura o artista visual João Lin, que está trilhando um caminho inverso ao de Nando. Depois de muita produção de quadrinhos, gravura, desenho, ilustração e intervenção urbana, João está se arriscando no universo da tatuagem, sob a batuta de Zevê. As conversas entre os dois artistas começaram em 2016, quando Nando e Lin se conheceram produzindo juntos para o projeto Vitrocerâmicos. Em abril deste ano se deu o desdobramento, com uma troca de conhecimentos entre os dois. "Eu dei aula de desenho pra ele, e ele de tatuagem pra mim", conta o ilustrador.

Fogo - Na mostra Combustão, João Lin reúne 12 trabalhos, entre pinturas, desenhos e quadrinhos, alternando e misturando tinta acrílica e posca, sobre papel canson e tela. A pesquisa traz referências simbólicas do fogo, em diferentes cenários, a fim de incitar fusões e ressignificações acerca do mundo contemporâneo em que vivemos, incluindo aí o tenso cenário político e social observado no Brasil e no mundo.


Serviço
Mostra Combustão - Inauguração do ZV Tattoo e Galeria
Quando: Terça-feira, 17 de outubro, às 19h
Onde: ZV Tattoo e Galeria, que fica na Galeria Joana D'Arc, Herculano Bandeira, Pina
Visitação: até 17 de dezembro, de quarta a sábado, das 14h às 21h
Entrada franca


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado