Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu convida para os ensaios do Bloco Alafia, ano dois


Com o intuito de levar o tradicional batuque da nação mais antiga do estado para o Carnaval de Olinda, o bloco abre a percussão da agremiação para batuqueiros e amantes do maracatu de baque virado

É no próximo dia 18 de outubro que o Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu - Patrimônio Vivo de Pernambuco e nação mais antiga em atividade no estado, com 192 anos de tradição - inicia os ensaios para o segundo ano do Bloco Alafia. Os encontros são todas as quartas, às 20h, no Mercado da Ribeira, Sítio Histórico de Olinda, e todo mundo pode participar, basta trazer seu instrumento e tocar.

Pelo segundo ano consecutivo, o Bloco Alafia convida homens, mulheres e crianças para tocar o tradicional baque da nação de Igarassu no Carnaval de Olinda. A brincadeira permite a integração das mulheres batuqueiras e amantes do maracatu na percussão do Estrela de Igarassu, uma vez que a tradição da nação não permite meninas em seu batuque. Gilmar Santana, mestre e presidente da agremiação, fala da importância do bloco, o primeiro criado por um maracatu de raiz a desfilar pelas ladeiras olindenses no período carnavalesco: "A ideia é agregar as pessoas e brincar todo mundo junto. Lá (no bloco) é permitido mulher tocar. Se alguém também quiser dançar no maracatu, no Carnaval, melhor ainda. Toca no Alafia e dança na nação".

Em 2016, a brincadeira alegrou o domingo de Carnaval em Olinda arrastando uma multidão ao som dos inconfundíveis tambores do Estrela de Igarassu. Após uma estreia de muito sucesso e alta adesão de batuqueiros e admiradores do baque virado, a expectativa para o segundo ano do Alafia é a melhor possível: "Queremos mais gente brincando com a gente e muito amor pela nossa cultura", diz o Mestre Gilmar. Os ensaios seguirão até a semana pré-carnavalesca, em 2018, culminando com o desfile oficial do bloco no domingo de Carnaval, em Olinda. Para participar, basta comparecer ao Mercado da Ribeira com seu instrumento de maracatu ou com a vontade de tocar e brincar.

Serviço:
Abertura dos ensaios do Bloco Alafia - Nação Estrela Brilhante de Igarassu
Quarta - 18 de outubro de 2017  | 20h
Mercado da Ribeira - Sítio Histórico de Olinda
Gratuito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife