Grupo Bongar encerra programação NO TEXAS




Foto:Núcleo de Produção Oi Kabum Recife

Grupo Bongar faz a festa do Texas

O terceiro andar de um edificio centenário do Pátio de Santa Cruz, na Boa Vista, abriga um espaço cultural que vem contribuindo de forma criativa e constante com a cena cultural do Recife. Trata-se do Texas, que além de abrir as portas para grupos musicais também já abrigou projetos teatrais e assim diversifica e, a cada projeto, vem atraindo um público cada vez mais numeroso.


Nesta quinta-feira (28), às 21hs, mais um projeto, NO TEXAS,  será encerrado com um dos mais festejados grupos musicais da região metropolitana: o grupo Bongar que traz para esta noite de setembro, um repertório que mescla música dos seus dois últimos Cds, Samba de Gira (2016) e Ogum lê! (2017), e ainda presenteando a plateia com composições mais antigas (como Acorda Maria, Chão Batido Coco Pisado) e novas, ainda não gravadas (como Omixexé e Com Dendê). Será um show carregado de simbolismo, de religiosidade, tradição e ancestralidade, trazendo a reunião de dois mundos: o físico e o espiritual, mostrando a intimidade dos integrantes do Bongar com o universo da Jurema, culto afro-indígena bastante presente em diversos terreiros de Jurema em Pernambuco, e do candomblé da linhagem Xambá.

O show do Grupo Bongar encerra os três meses do projeto que tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Segundo o vocalista do grupo, Guitinho da Xambá, "neste show o grupo consegue traduzir o que, de fato, o Bongar é. Conseguimos conectar dois mundos com os quais convivemos diariamente na Xambá, tendo a música tradicional como o fio condutor, nos mostrando o quanto ao conectarmos nossa espiritualidade somos capazes de revelar uma criatividade em parceria com o legado cultural que herdamos dos nossos ancestrais".

O espaço tem lotação máxima de 50 pessoas e o público que não conseguir ingressos poderá conferir o show através de uma projeção ao vivo no Pátio de Santa Cruz. A apresentação ainda vai render um EP e um programa para internet com entrevistas e o registro do show. O Bongar é composto por seis jovens que reúnem em si os festejos tradicionais do terreiro Xambá, local sagrado do culto aos Orixás e Eguns, na Comunidade Xambá, em Olinda. Os integrantes do Bongar, todos parentes e familiares, transformaram o brinquedo de seus ancestrais em um novo caminho para o reconhecimento das raízes negras e indígenas do povo de terreiro. Palavras chaves do trabalho do Bongar são arte, espiritualidade e ritmo forte.

Serviço:
NO TEXAS : Grupo  Bongar
28/07, 21h
Entrada gratuita
Senhas 2h antes no Texas Café Bar
Sujeito a lotação: 50 pessoas

Edf. Texas, Rua Rosário da Boa Vista, 163

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado