Exposição do projeto Ocupe Chris apresenta obras produzidas por oito artistas

Foto/Francisco Baccaro 
A exposição resultante do projeto Ocupe Chris, que será aberta neste sábado (23), às 16h20, no Ateliê das Águas Belas, apresentando obras produzidas por oito artistas ao longo de 12 meses de vivência no ateliê de Christina Machado, no bairro da Torre.

Feitas de barro (cerâmica, argila, porcelana), as obras apresentadas na exposição do projeto Ocupe Chris são resultados de encontros entre Christina Machado, Daniel Santiago, Dantas Suassuna, Joelson, José Paulo, Maurício Castro, Renato Valle e Rinaldo ao longo de seis meses. Convivências, autorias compartilhadas, combinações físico-químicas entre materiais, experimentos técnicos, discordâncias, concordâncias, debates, hospitalidade, companhia, intercâmbios, cafés e visitas geraram um cotidiano de resultado irreproduzível, como se as peças resultantes (pinturas, desenhos, esculturas, instalações) fossem produtos de espontâneos rituais coletivos (ou happenings) vividos pelos artistas.

A exposição é apresentada na casa onde funciona o Atelier das Águas Belas de Christina Machado, no Recife, que foi frequentado pelos oito artistas nas quartas-feiras entre outubro de 2016 e setembro de 2017. Durante os 12 meses, todos utilizaram vários tipos de argila para desenvolver novas obras de arte em diferentes linguagens. Alguns experimentaram a "chrimassa", uma massa desenvolvida por Chris a partir de uma combinação entre barro e outros componentes (um dos ingredientes é um pó de serra cedido pelo artista Marcelo Silveira como colaboração para o projeto).

O título da exposição é "Os Arrombados", criado a partir de conversas informais entre os artistas. A sugestão veio de Daniel Santiago a partir de uma tentativa frustrada de envio de um telegrama para Joelson: "Isso nasceu quando eu passei um telegrama para Joelson e essa palavra foi censurada pelos Correios. Eles achavam que era uma palavra feia, mas arrombado quer dizer uma pessoa de arromba. Chris também adotou a palavra. Eu tinha um certo receio de dizer que ela é arrombada, um certo pudor, mas ela gostou da ideia de limpar essa palavra."

Programação:
Abertura sábado, 23 de setembro, às 16h20. Gratuito.
Mostras de vídeos: dias 11 e 25 de novembro, às 18h.
Bate-papo com os artistas: dia 18 de outubro, às 15h.

Serviço: 
Exposição Os Arrombados
De 23 de setembro a 17 de dezembro de 2017.
Visitação gratuita: Quartas das 9h as 17h; Sábados e domingos das 16h às 20h
Agendamento para grupos: educativoocupechris@gmail.com
Rua Águas Belas, 53, Torre, Recife.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife