Trama: Seminário de Inovação e Economia Criativa no Universo da Moda discute design, empreendedorismo e inovação

Voltado ao desenvolvimento e modernização do setor de moda, acontece no Recife, de 17 a 22 de agosto, o primeiro seminário Trama. Com incentivo do Funcultura, o evento surge para  ampliar o debate sobre novos processos na confecção de roupas e de design de produtos. Com o crescimento de marcas de moda no Nordeste e mais especificamente no Recife, os agentes culturais viram a necessidade de espaços que possam debater e trocar conhecimento para fortalecer este mercado em ascensão para a promoção e desenvolvimento de novas oportunidades econômicas, sociais e culturais. 

Este será um encontro para a promoção de debates e o desenvolvimento de ações que promovam a qualificação dos profissionais que atuam neste setor na cidade do Recife bem como, o desenvolvimento deste segmento no estado de Pernambuco. A programação conta com três workshops com inscrições pagas e mais seis mesas de debates com entrada gratuita. 

Junto aos seminários e workshops, a Espaço Garimpo também vai promover um tour para o Armazém da Criatividade em Caruaru e um safari criativo em Recife, que tem como objetivo conectar pessoas com os espaços, marcas e empreendedores criativos na cidade. A ideia é proporcionar uma experiência diferente de programação na cidade com locais interessantes e pouco conhecidos. 

O evento será transmitido ao vivo via internet com o intuito de formar novas plateias e viabilizar o acesso ao público de diferentes perfis. Todo o conteúdo será disponibilizado na íntegra para download após o término da programação. Além disso, será aberta uma chamada pública para a participação de estudantes de moda e design que queiram compor a equipe de produção do evento. 


Programação:

18/08 (sexta-feira)

Mesa 1_10h: Memórias e Futurismo:  Guilherme Luigi (PE) + Renata Abranches (Bureau de Estilo – RJ) + 
Vick Fernandes (UNIPE - PB) 

Mesa 2_14h: Empreendedorismo e Criatividade: Carolina Herszenhut (O Cluster – RJ) + Maitê Lacerda (Benta Studio – RJ) + 
Cris Moura (Estilista PE)

Mesa 3_17h: Consumo Ético e Sustentável: Gabi Mazepa (Re-Roupa – RJ) + Mariana Monteiro (Atelie Ourela) + Gabriela Maroja (UNIPE- PB)


19/08 (sábado)

Mesa 4_10h: Lovemarks: Ana Paula de Miranda (UFPE) +  Amanda Braga (Trocando em Miúdos – PE) + Lia Tavares e Marina Viturino (Duas Design – PE) +  Izabela Domingues (UFPE)

Mesa 5_14h: Novos Mercados e Plataformas de Moda: Germana Uchoa (Espaço Garimpo – PE) + Edgar Andrade (Fab Lab – PE) + Mari Pelli (Roupa Livre – SC)

Mesa 6_17h: Iniciativas Fora dos Centros: Cleo do Vale (Feira Criativa – CE) + Adalberto Rodrigues (Armazém da Criatividade – Caruaru – PE) + Clarissa Sóter (Mestre em Design – PE)

Cursos pagos:
Local: Porto Digital

17/08
14h: WORKCHOQUE: COOLHUNTING - Renata Abranchs

• O que é Coolhunting?
• Como aplicá-lo na rotina de empresas criativas como ferramenta de gestão de marca e geração de insights pra Inovação;
• Mão na massa:
• Treinando o olhar para o cool e aprendendo a mapear públicos Alfas e traduzir seus comportamentos para o universo das marcas;
• Co-criação de ações e produtos a partir do Coolhunting.

PUBLICO ALVO: estudantes, empreendedores, e profissionais de moda/ design/ arte/ interessados e curiosos pelo assunto proposto.


19/08
09h: OFICINA RE-ROUPA
Seja por conta dos impactos ambientais, sociais ou econômicos, o modo como fazemos e consumimos roupas precisa mudar.

A tendência real é diminuir o impacto e buscar opções ao hiperconsumo e a hiperprodução. Ao mesmo tempo, encarando o desafio de viabilizar modelos alternativos de negócios.

Diante deste cenário, quem se propõe a trabalhar no universo da moda precisa repensar o seu o papel. É hora de ser mais criativo do que nunca para construir essa nova forma de relação com o que vestimos.

O curso Futuro da Roupa dá ferramentas para quem quer fazer parte desta mudança.

Tendo como bases do programa a análise do cenário do impacto atual, a busca por inspiração em quem já está fazendo acontecer e o estudo de movimentos globais, o objetivo é que cada um enxergue ao final do curso como fazer algo a partir de agora.

PÚBLICO ALVO: estudantes, empreendedores, e profissionais de moda/ design/ arte/ interessados e curiosos pelo assunto proposto.


19/08
14h: OFICINA RE-ROUPA
A oficina inicia-se com um bate-papo que tem como tema principal: UPCYCLING: quando o resíduo vira matéria-prima. Além de contar a trajetória do projeto Re-Roupa, que se utiliza do upcycling como processo criativo, a estilista Gabriela Mazepa traz a tona outros cases e coloca em pauta o debate sobre a possibilidade de se criar moda de novas maneiras. Em seguida os alunos são convidados a participar desse processo criativo criando pecas a partir de roupas usadas, fins de rolo de tecido, retalhos e outros materiais considerados resíduo.

PÚBLICO ALVO: estudantes, empreendedores, e profissionais de moda/ design/ arte/ interessados e curiosos pelo assunto proposto.

Matéria prima e materiais de costura (tesoura/fita métrica) serão levados pelo facilitador.


21/08
TOUR CRIATIVA CARUARU
parceria com Espaço Garimpo
Passaremos o dia em Caruaru visitando o Armazém da Criatividade, bate papo um com pessoas de iniciativas que estão incubadas. Visitaremos também a Feira de Caruaru e 2 confecções importantes no Pólo.
 
https://www.sympla.com.br/tour-caruaru--safari-recife--experiencias-criativas__164508

22/08

SAFARI URBANO RECIFE
Visitaremos lugares criativos de moda, design, gastronomia, decoração de Recife. Será um dia de experiências criativas e afetivas com almoço feito por um chef.
https://www.sympla.com.br/tour-caruaru--safari-recife--experiencias-criativas__164508

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente