Hai kados: Ricardo Mello e Samuca lançam 4º volume da série

Foto: André Rêgo Barros 
Com bom humor e um agudo senso de observação, dupla faz uma leitura poética crítico-visual de atitudes do cotidiano.

Mais um título assinado por Ricardo Mello e Samuca está chegando às prateleiras. Hai Kados é a versão adulta da série Poeminhas, que introduzem a linguagem dos hai kais para crianças, só que aqui fazendo uma leitura da sociedade com a inconfundível poética crítico-visual da dupla. Com o humor de sempre, o novo volume fala de comportamentos e “atitudes cotidianas que surgem do particular, mas que revelam muito de nós todos”, explica o cartunista Samuca. O lançamento acontece nesta sábado (12), no Bar Boteco Porto Ferreiro, no bairro das Graças, a partir das 18h.

Hai Kados é também um desabafo, como afirma o jornalista Ricardo Mello, dizendo da indignação que atitudes naturalizadas no dia a dia provocam na dupla. “Olhamos em volta, lembrando de situações específicas - e até de pessoas -, e isso vai fazendo a gente organizar ideias em uma nova obra, reencontrando o formato com estes olhares atualizados". A intenção, afirmam os autores, é que cada hai kai faça uma ponte crítica com a esperança, “porque só conhecendo e pensando sobre algo, podemos torná-lo melhor”, ressalta o texto de apresentação do livro.


A dupla está afinada: já são 15 anos de parceria com muitos títulos e coleções lançadas, e um processo de criação simples e orgânico. “Eu tento traduzir os sentimentos em palavras, Samuca recebe os textos e expressa a leitura dele, em imagens”, comenta Mello. “A forma como assinamos, em dupla autoria, já diz que cada um está ali manifestando essa sintonia, mas cada um da sua forma”, reforça Samuca. Publicado pela Rima Cultural, Hai Kados, revela um encontro de visões sobre o mundo, com delicadeza e uma dinâmica muito particular. Presente para leitores de todas as idades.
Percurso

Ricardo Mello e Samuca aproveitam o lançamento do Hai-Kados 4 para apresentar o volume anterior da coleção, Primeiros Hai-Kados. Cartazes e camisetas também serão vendidos no local do lançamento e, posteriormente, pelas redes sociais do projeto. (facebook.com/haikados e instagram/haikados)

Serviço:
Lançamento do livro Hai-Kados
Sábado, 12 de agosto, a partir das 18h
Bar Boteco Porto Ferreiro - Av. Rui Barbosa, 458 - Graças

Sobre os autores

Ricardo Mello e Samuca assinaram juntos livros infantis e adultos, como Amor de paiCorda de cordelO bode que ia dando bode (animação), além das séries Poeminhas e Hai Kados. Mello é autor das obras Imenso mundo miúdoTrês PontinhosHai-Kais de bebês, mães e paisLis e No rumo da rima (infantis), da Opereta de Cordel (teatro) e diretor do premiado documentário PE na França, cantadores na terra dos trovadores. Cartunista e quadrinista, Samuca publicou seu primeiro livro, A vida por uma linha, em 1999, e seguiu com o livro de cartuns Sem palavras, ambos premiados com o troféu HQ Mix de melhor livro de cartum do ano. Recebeu vários prêmios de charge e cartum, com destaque para o Cristina Tavares de Jornalismo (2006, 2007 e 2013), Jornalista Vladimir Herzog (2010, 2011 e 2016) e World Press Cartoon (Sintra/Portugal).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife