Noite de São Pedro: Mestre Bule Bule e Adiel Luna apresentam Cantos Rurais em Olinda

Adiel Luna e Bule Bule | Foto:Divulgação
A diversidade cultural e sonora dos estados Pernambuco e Bahia confluem no espetáculo Cantos Rurais, que será apresentado no Xinxim da Baiana, em Olinda, nesta quinta-feira, 29 de junho, dia de São Pedro. No show inédito em Pernambuco, a partir das 22h, se entrelaçam musicalmente Adiel Luna (PE) e Bule Bule (BA), entre repentes e repertórios da música popular nordestina, azeitados com improvisos e outros sabores e saberes da tradição oral desta região do País. O encontro se conformou espontaneamente, para aproveitar a vinda do mestre Bule Bule para Pernambuco; os ingressos custam R$ 20.

 O primeiro encontro de Adiel com Bule Bule foi, inevitavelmente, em uma cantoria de viola. “Há uns cinco anos recebi a ligação de Joselito Nunes, poeta e amigo do Bule Bule, dizendo que o mestre estaria chegando no Recife e estava procurando cantador pra fazer a cantoria. Eu já ouvia falar de Bule Bule que era um cantador diferente, colocado à parte da cantoria, como um cantador mais diverso, mais polivalente”, relembra Adiel Luna.
 “A versatilidade como uma necessidade” - assim explica Adiel o ponto de interseção de sua poesia com a do baiano. Dessa maneira, enquanto Bule Bule traz à tona sua multiplicidade (forró, samba rural, tirana, licutixo, cantoria de viola, entre outros ritmos), Adiel também coleciona alguns gêneros vinculados à oralidade versejada (coco de roda, maracatu de baque solto, toada, literatura de cordel, forró), fazendo de cada apresentação do projeto Cantos Rurais um encontro único e imperdível, sobretudo diante da oportunidade de ouvir Bule Bule, grande baluarte da poesia oral brasileira. Adiel adianta: “Cada conversa com ele, cada noite, é como se fosse uma universidade terminada, um curso concluído. No Xinxim da Baiana, teremos uma oportunidade única de presenciar esse show, que é a união dessas oralidades”. Entre uma música e outra, Bule e Adiel contam causos, recitam versos e brincam com o público, num espetáculo bastante descontraído e dançante.

 O espetáculo apresenta uma poesia trabalhada em várias vertentes, vários meios, ciclos e atmosferas diferentes. Com elementos do samba de Roda, do Coco e da Cantoria de Viola, Cantos Rurais é diretamente ligado à cultura popular, resultado das ricas vivências de Bule Bule e Adiel Luna dentro da tradicional oralidade nordestina – o que dá aos poetas uma base muito consistente para a construção de um trabalho bastante singular.

 O projeto, apresentado em Salvador e em outras cidades do interior da Bahia ---- a exemplo de Brumado, Cruz das Almas e Vitória da Conquista --, traz um clima íntimo e harmonioso com músicas autorais de Adiel e Bule e elementos singulares de suas identidades, mesclando contextos nordestinos: paisagens, religiosidade, cotidiano, histórias e sonoridades. Acompanham o show os instrumentistas Luzico do Acordeon (sanfona), Alexandre Copinha (sopros), Rubem França (Violão de 8 Cordas), Johann Brehmer (percuteria), Andreza Karla (percussão), além da participação dos músicos Helder Vasconcelos, Sérgio Cassiano e Bruno Lins.
  
Serviço:
Cantos Rurais 

Quinta-feira, 29 de junho, 22h

Xinxim da Baiana - Rua Doutor Manoel de Barros Lima, 742, Bairro Novo - Olinda
Ingressos: R$ 20 
Mais informações: 3439-8447

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife