Maratona de filmes de terror na III Mostra Medonho

Frame do filme The Beyond (1981)
Com nove horas de programação numa sala de cinema de filmes adultos no centro do Recife, o Toca o Terror apresenta a terceira edição de sua mostra MEDONHO. Filmes de várias épocas, estilos e nacionalidades se encontram no evento que traz não só novidades da produção nacional de horror como ainda exibe clássicos do gênero dirigidos por nomes como Lucio Fulci e Francis Ford Coppola.   

O MEDONHO - Ano III acontece no sábado (03 de junho) a partir das 22h no Cine Majestick, no bairro da Boa Vista, com ingressos vendidos na hora pelo preço de R$ 15,00. A proposta do MEDONHO é inspirada nas tradições das sessões “grindhouse”, bem comuns nos anos 70, em pequenas salas de cinema onde os espectadores assistiam exibições duplas, triplas ou "all night" de filmes repletos de sexo, violência, horror e bizarrices. 


Foi com isso em mente que a equipe do Toca o Terror criou esta mostra em 2015 para não apenas mostrar ao público local esta nova safra do cinema de horror brasileiro, mas como ainda exibir obras de referência com percepções estéticas transgressoras em sessões ao longo da madrugada. O MEDONHO - Ano III conta com apoio da Versátil Home Video, Obras Primas do Cinema e A2 Filmes, que também cederam DVDs para sorteio ao longo da programação do evento.

Programação - Quem abre a maratona MEDONHO é o longa "O Despertar de Lilith", da brasileira Monica Demes, que traz no elenco a cantora Barbara Eugenia como a personagem-título. Esta é a primeira exibição do longa no Recife após ter passado por importantes festivais como o Fantaspoa e o BAFICI. Logo em seguida, o evento apresenta a estreia nacional de "Ultima Puella", produção do Toca o Terror, que leva às telas a história da heroína dos quadrinhos Indianara em sua luta contra diversos inimigos. 

Às 23h50, o MEDONHO apresenta outra obra nacional dirigida por uma mulher: "A Menina Só", curta-metragem de Cíntia Domit Bittar. "É muito gratificante poder exibir o filme em festivais de destaque, propagando temas como feminicídio e misoginia, assim como o cinema de gênero mais experimental em uma paisagem pouquíssimo explorada na cinematografia brasileira", conta a diretora.

O primeiro dos clássicos da mostra, apresentado à meia-noite, é "Terror nas Trevas" (The Beyond), do mestre do gore Lucio Fulci. O cineasta italiano não poupou o espectador de litros de sangue e cenas grotescas ao colocar na película a história de um casal que se muda para uma casa construída sobre um dos sete portões do inferno.

Já adentrando a madrugada, a mostra exibe "Demência 13" (Dementia 13) dirigido e escrito por Francis Ford Coppola e produzido por Roger Corman. Filmado em nove dias com um orçamento estimado em 40 mil dólares, este longa foi uma das primeiras obras de Coppola, que anos mais tarde viria a ser conhecido pelas aclamadas super produções "O Poderoso Chefão" e "Apocalypse Now". 

Ao longo da programação, o MEDONHO ainda traz com exclusividade os curtas metragens brasileiros "Um Dia É da Vida, O Outro da Morte", de Calebe Lopes e "Balada para os Mortos", de Lucas Sá. O quarto longa da programação do MEDONHO neste ano é "O Maníaco" (Maniac), um slasher de William Lustig que nos mostra um serial killer cruel, decadente e imprevisível sem romantizar seu protagonista. 

Por fim, o último filme da maratona é o sci-fi mexicano "A Nave dos Monstros". Alienígenas, viagens espaciais, robôs e vampiras de Vênus estão nesta película que parece até uma versão latina de "Plano 9 do Espaço Sideral" com uma missão de captura de espécimes masculinos para o segundo planeta de nosso sistema solar.

Realização – O Toca o Terror é o primeiro cineclube do gênero horror no Recife com edições mensais sendo um desdobramento do blog e podcast Toca o Terror, que comenta sobre publicações, filmes, seriados e HQs divulgando a produção nacional e internacional. 

A equipe do Toca o Terror é formada por Geraldo de Fraga, Jota Bosco, Jarmeson de Lima, Osvaldo Neto, Gabriela Alcântara, Felipe Macedo e Júlio César Carvalho. Com 100 podcasts gravados sobre diversos temas (vampiros, zumbis, raridades e monstros), o Toca o Terror já realizou sessões especiais no Festival de Inverno de Garanhuns, Janela Internacional de Cinema do Recife e na Aliança Francesa Recife.

*Da Assessoria de Comunicação

MEDONHO - ANO III
Local: Cine Majestick - Rua Princesa Isabel - Boa Vista, 142, Recife – PE

Data: Sábado - 03 de Junho de 2017

PROGRAMAÇÃO

22h00 - O Despertar de Lilith 
(Lilith's Awakening, 2016 - Dir: Monica Demes)

23h30 - Ultima Puella 
(Ultima Puella, 2017 - Dir: Jota Bosco)

23h40 - Intervalo

23h50 - A Menina Só 
(The Girl Alone, 2017 - Dir: Cintia Domit Bittar)

00h00 - Terror nas Trevas 
(The Beyond, 1981 - Dir: Lucio Fulci)

01h30 - Intervalo 

01h50 - Um Dia é da Vida, Outro da Morte 
(The University, 2017 - Dir: Calebe Lopes)

02h10 - Demência 13 
(Dementia 13, 1963 - Dir: Francis Ford Coppola)  

03h30 - Intervalo

03h40 - O Maníaco 
(Maniac, 1980 - Dir: William Lustig)

05h10 - Balada para os Mortos 
(The Ballad of Death, 2016 - Dir: Lucas Sá)

05h30 - A Nave dos Monstros 
(La Nave de los Monstruos, 1960 - Dir: Rogelio A. González)

Entrada: R$ 15,00 (À venda no evento | Sujeito à lotação)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife