Caixa Cultural realiza noite de autógrafos do catálogo "O Recife Através dos Tempos" e oficina para professores da cidade

Terciano Torres | Foto: Anninha Cavalcanti 
Nesta terça-feira (30), a Caixa Cultural Recife recebe, às 19h, o lançamento do catálogo da exposição o Recife Através dos Tempos, assinada pelo artista plástico Terciano Torres, com produção executiva de Tactiana Braga, da B52 Desenvolvimento Cultural. O livreto – com 35 páginas em tamanho duplo ofício, e texto de Roberto Ghione, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil / Pernambuco (IAB-PE) – reúne todas as imagens em exibição na mostra, além de uma gravura extra. Assim, são mais de 30 lâminas, coloridas e em preto e branco, que retratam, de forma lúdica, o desenvolvimento urbano e sociocultural do centro do Recife, fatos históricos e peculiaridades do povo ao longo dos anos. A entrada é livre.

“Com a exposição e agora com o catálogo, buscamos oferecer aos visitantes meios para que eles se apropriem da paisagem cultural e histórica da cidade. A ideia é fazer com que as pessoas percebam a dimensão do Recife como espaço de convivência e patrimônio”, explica Terciano Torres.

Durante o evento, o artista estará disponível para autografar os catálogos, que serão distribuídos gratuitamente ao público. Um dos convidados da noite é o arquiteto José Luiz da Mota Menezes. “O catálogo registra a preciosa pesquisa feita por Terciano, que por anos se dedicou a investigar camada por camada da história e arquitetura da cidade. Primeiro o público pôde conferir isso indo à exposição, agora podem levar pra casa uma espécie de biografia ilustrada da cidade pelo prisma do olhar e do traço de Terciano Torres”, afirma Tactiana Braga.

Oficina para professores – Horas antes do lançamento, ainda dentro da programação da exposição, a mostra promove gratuitamente, às 15h, a oficina “A Memória da Cidade”, ministrada pela professora Ariane da Mota e direcionada aos professores da educação básica – ensino fundamental e médio – do Recife. A ideia do projeto é utilizar a obra de Terciano Torres como estratégia de descolonização do imaginário da cidade à partir da obra de Terciano Torres e as representações do Recife, para leituras da obra e suas possibilidades na aplicação escolar.

Ariane da Mota, que é mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atualmente realiza estudos de Teoria da Literatura, desenvolvendo uma pesquisa na linha dos estudos culturais e pós-coloniais. "Vamos analisar o projeto-utopia de Terciano Torres e o desejo do artista de reconstruir iconograficamente a memória da cidade periférica", explica Ariane, reforçando que a oficina abordará aspectos da leitura de discursos/desenho, os objetivos de reelaboração do mundo pelo ato de ler e o papel do professor-mediador.

O resultado da oficina “A Memória da Cidade” vai ser disponibilizado nas redes sociais. As inscrições para o encontro, que terá duas horas de duração, já estão abertas e podem ser feitas diretamente na Caixa Cultural Recife, com o coordenador do Gente Arteira, ou no Centro de Formação Paulo Freire, com a professora Kátia Marcelina.

Mais sobre a exposição – Em cartaz até 4 de junho e considerada um sucesso de público – mais de 35 mil pessoas já visitaram a exposição –, “O Recife Através dos Tempos” estreou com a tarefa de celebrar a relação entre a população, a cidade e a história, relembrando em grande estilo o aniversário de 480 anos do Recife e os 200 anos da Revolução Pernambucana. As gravuras feitas por Terciano Torres em nanquim foram impressas – colorizadas e em preto e branco – em grandes formatos para a mostra, que ainda conta com um Grande Livro sobre a cidade à disposição do público, que pode pintar, desenhar e escrever em suas páginas.

O Recife Através dos Tempos é uma realização da B52 Desenvolvimento Cultural com patrocínio da Caixa, Governo Federal e copatrocínio da Secretaria de Educação e Prefeitura do Recife. A mostra ainda conta com apoio cultural do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Pernambuco (IAB-PE), Diario de Pernambuco, Rádio Globo, Rádio Clube, Aqui PE e Pernambuco.com.

Serviço:
Lançamento do catálogo impresso Recife Através dos Tempos
Terça-feira, 30 de maio, às 19h
Caixa Cultural do Recife - Av. Alfredo Lisboa, 505 - Recife Antigo
Gratuito

Oficina para professores "A Memória do Recife"
Terça-feira, 30 de maio, às 15h
Ministrada por Ariane da Mota - 99666.2228 
Inscrições: Gente Arteira (3425.1900) ou Centro de Formação Paulo Freire (3355.5858) | Vagas limitadas e Inscrição Gratuita

Visitação da exposição
Até 4 de junho
Horários: De terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h
Entrada gratuita

Tel: 81 3031 5252 | Fax:  81 30315254

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife