Cartas ao Mundão prorroga inscrições de convocatória nacional de trabalhos audiovisuais

Prazo vai até o dia 31 de janeiro; acervo fará parte de cineclubes de seis unidades socioeducativas do Estado de Pernambuco; filmes terão temas que dialogam com Direitos Humanos
O Cartas ao Mundão, projeto que oferece formação em Cinema e Direitos Humanos para adolescentes em conflito com a lei e profissionais que atuam com educação em seis unidades socioeducativas de Pernambuco prorrogou as inscrições da convocatória de trabalhos audiovisuais para compor o acervo dos cineclubes que irão funcionar nas unidades. A chamada pública gratuita faz parte da segunda etapa do projeto e está aberta a realizadores de todo o país até o dia 31 de janeiro de 2017. As inscrições podem ser feitas através do link https://goo.gl/lBl4dJ.

A implementação de cineclubes nas escolas anexas às unidades socioeducativas vinculadas ao projeto (Cenip Bongi, Case Jaboatão, Case Abreu e Lima, Case Cabo, Case Santa Luzia e Case Vitória de Santo Antão) foi realizada no mês de dezembro.  O projeto dedica-se a acompanhar a elaboração, implementação e execução das ações cineclubistas propostas para serem desenvolvidas dentro das unidades. A programação das ações é elaborada pelos profissionais de educação que atuam nas unidades com suporte da equipe do Cartas ao Mundão e será composta por filmes com temas que dialogam com Direitos Humanos.
A primeira etapa do projeto aconteceu no mês de novembro e foi destinada à formação dos educadores das unidades socioeducativas para a criação dos cineclubes. Na terceira etapa os adolescentes terão a oportunidade de participar de oficinas de filme-carta durante seis meses (fevereiro a julho de 2017), onde serão conduzidas pelo mediador do projeto, acompanhado pelos professores e professoras das respectivas unidades. A etapa final será uma mostra coletiva que reunirá todos os filmes-carta e\ou exercícios produzidos pelos estudantes nas oficinas.
A metodologia do projeto desenvolve dispositivos lúdicos, que não o objetivo formar cineastas ou ensinar técnicas específicas (como fotografia, captação de som ou edição), mas dedica grande atenção ao processo, àquilo que o cinema permite experimentar no mundo, com o outro, bem como as imagens e narrativas geradas a partir dessa experimentação, estimulando cada um a narrar o próprio território, a própria vida.
Cartas ao Mundão é realizado pela Zentrum Produções, através de Caio Sales, idealizador e coordenador geral, em parceria com o Inventar com a Diferença: Cinema, Educação e Direitos Humanos (Universidade Federal Fluminense – RJ, e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais) e Gerência Geral de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Educação de Pernambuco. O projeto conta com apoio da Fundação de Atendimento Socioeducativo - Funase e da Federação Pernambucana de Cineclubes - Fepec, e tem em sua equipe, além de Caio Sales, Anna Andrade na direção de produção, Juliana Casanova no acompanhamento das sessões cineclubistas, Priscila Urpia na comunicação, Aline Tavares e Claydja Cabral (Oyá - Estúdio Criativo) na identidade visual, Yane Mendes e Kinha Guimarães na cobertura audiovisual.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife