Tradição e cultura no Encontro Nacional de Cavalo Marinho

Encontro de Cavalo Marinho | Foto: Ana Lira
Casa da Rabeca festeja com folguedo popular o dia de Natal. No dia 6, haverá Festa de Reis.

Tradição cultural do Nordeste, o Cavalo Marinho encontra na Casa da Rabeca espaço para preservação dos festejos do ciclo natalino com a 22ª edição do Encontro Nacional de Cavalo Marinho. No dia 25 (domingo), a partir das 18h, o espaço abre para apresentações de vários grupos que mantém esse legado, com a participação especial de Seu Estrelo e o Fuá no Terreiro, de Brasília. A entrada é gratuita.
 
O Cavalo Marinho é uma variação do Bumba-Meu-Boi, típico da Zona da Mata nordestina e tem relação próxima com a religiosidade local, atingindo seu ápice na época natalina.  Com performances que envolvem música, teatro, coreografias e falas improvidas, e prestam homenagem aos Reis Magos, que na tradição cristã teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo presentes para a criança.

O Encontro abre o ciclo de comemorações natalinas da Casa da Rabeca, e é realizado pelo espaço desde 1995, por iniciativa do Mestre Salustiano, uma das mais emblemáticas personalidades da cultura popular do Estado. Desde o falecimento do rabequeiro, em 2008, o evento vem sendo realizado por seus filhos e netos, num movimento de reafirmação das raízes culturais na contemporaneidade. 
 
Estão confirmados vários grupos, entre eles o Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda, de Mestre Salustiano; o Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado, de Mestre Biu Alexandre; o Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança, de Mestre Grimário; e participação especial de Seu Estrelo e o Fuá no Terreiro, de Brasília.
 
Dia de Reis – No dia 6, será realizada a 22ª Festa de Reis, também a partir das 18h. O evento reúne ritos como a queima da lapinha e apresentações culturais que celebram o fim do ciclo natalino. O acesso ao público é gratuito.
Pedro Salustiano, organizador do evento, diz que a Casa da Rabeca faz questão de manter a tradição iniciada por seu pai, como forma de fortalecer a cultura popular. “Esta é uma oportunidade ímpar para que todos, independentemente da idade, possam reviver o espírito natalino de uma maneira genuína“, afirmou.

Serviço:
22º Festival Nacional de Cavalo Marinho
Quando: domingo, 25 de dezembro de 2016
Onde: Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)
Horário: 18h
Entrada gratuita.
Mais informações: 3371-8197

22º Festa de Reis
Quando: sexta, 06 de janeiro de 2017


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas