Festa 100% pernambucana no Reveillon do Recife

Maestro Spok | Foto: reprodução /internet
A chegada de 2017 no Recife promete não deixar ninguém parado! Com uma programação pra lá de especial e 100% pernambucana, a Prefeitura do Recife vai agitar os polos montados nas Praias do Pina e de Boa Viagem, na noite do 31 de dezembro. A festa começa às 19h30 e vai até a madrugada do dia 1º de janeiro. Além dos shows, de nomes como Spok, Almir Rouche, Trombonada e Fim de Feira, haverá a tradicional queima de fogos. Outros três polos animarão as ruas vencedoras do concurso de decoração natalina Eu Amo o Natal, na Várzea, Mustardinha e Santo Amaro. A realização é da Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Cultura, Turismo e Lazer e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
 
No bairro do Pina quem abre a noite é o grupo D’Breck. Ainda sobem ao palco a Banda Fim de Feira e a cantora Nena Queiroga, que prepara o público para a Queima de Fogos. Logo em seguida, Gerlane Lops assume o microfone exaltando a beleza e a magia dos orixás com seu samba. Quem promete agitar o público com o melhor dos ritmos pernambucanos até a madrugada é Marrom Brasileiro, última atração do polo.

No palco montado na altura do edifício Acaiaca, na praia de Boa Viagem, a noite começa com a apresentação do grupo Patusco. Depois é a vez do Maestro Spok e sua orquestra comandar a festa, com a participação da cantora Cybelle do Cavaco. Quem vai preparar o público para a grande virada é o cantor Almir Rouche, homenageado do Carnaval do Recife 2017. Passada a queima de fogos, é hora de dançar ao som de Geraldinho Lins nas areias da praia. E fechando a noite, a Trombonada entra para avisar que está aberta oficialmente a temporada do frevo na capital pernambucana.
 
Estrutura - Para a realização dos shows, dois palcos serão montados na areia da praia. No Pina, a estrutura terá 14m de boca de cena por 14m de profundidade, com 8m de altura (na boca de cena). Já no Acaiaca, são 15m de boca de cena por 15m de profundidade, com 9,60m de altura (na boca de cena).
 
Eu Amo o Natal - Também vai ter festa de Réveillon em polos espalhados pela cidade. Na Rua Vertentes dos Lírios, no bairro da Várzea, a festa contará com duas bandas, show pirotécnico e estrutura de palco, iluminação, som e banheiros químicos. Nas ruas Dr. Armando Tavares, na Mustardinha, e Tupiniquins, em Santo Amaro, a festa também está garantida, com estrutura de palco, som e apresentação de banda. As ruas foram as vencedoras do concurso de decoração natalina Eu Amo o Natal, e tiveram a festa de virada de ano patrocinada pela Prefeitura do Recife como premiação pelo engajamento na decoração da cidade durante o Natal.
 
Queima de fogos -  Para entrar em 2017 com os olhos brilhando, os recifenses contarão com a já tradicional queima de fogos na orla de Boa Viagem, realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. O colorido espetáculo terá quinze minutos de duração e dois focos: no Pina e na altura do Acaiaca, onde estarão montados os palcos. Assim como nos anos anteriores, os artefatos serão distribuídos em duas balsas, que serão posicionadas em alto mar numa distância de aproximadamente 400 metros da costa. O carregamento das duas balsas será acionado simultaneamente à meia-noite, por programação digital.
 
Para o show pirotécnico deste ano, serão usadas bombas de fabricação chinesa, as mais famosas do mundo, com cores e efeitos variados e até inusitados. A chamada bomba fantasma, por exemplo, que muda de cor enquanto explode, causando um efeito tridimensional, jamais foi utilizada no Brasil, segundo a empresa responsável pelo show, o Grupo Lanza de Pirotecnia. A empresa já coloriu o céu de Copacabana por três vezes, e também os de Curitiba e Vitória em Réveillons passados. Também serão utilizadas bombas aquáticas, que espocam no espelho d'água do mar.
 
Colorida, animada e com vista para o Atlântico, a virada recifense está virando cartão-postal da cidade e entrando no mapa das festas mais animadas do ano. Em 2016, a cidade chegou a ser a terceira mais procurada pelos internautas no Booking, um dos serviços online mais usados do mundo, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, atraindo gente até do Reino Unido, Suíça e França.
Para os hotéis da orla de Boa Viagem, a expectativa deste ano é otimista, superando os 90% do ano passado. A média para toda a rede hoteleira da cidade também é boa: já está em 85%. Tudo graças ao momento econômico do país, que favorece o turismo interno. Mas também à robusta como nunca malha aérea recifense e ao trabalho de promoção do Recife no mercado interno, feito à exaustão pela Secretaria de Turismo e Lazer nos últimos anos, a partir de ações como o road show Recife Encantos Mil, que percorreu nove cidades nordestinas. Outra boa notícia para o trade é que janeiro se anuncia um mês bem mais movimentado que no ano passado, com taxa de ocupação chegando a 80%.

Programação no Pina:
19h30 - D'BRECK
20h50 - FIM DE FEIRA
22h20 - NENA QUEIROGA
00h00 - QUEIMA DE FOGOS
00h15 - GERLANE LOPS
01h50 - MARRON BRASILEIRO
 
Programação Acaiaca:
19h30 - PATUSCO
20h50 - CYBELLE DO CAVACO e MAESTRO SPOK
22h20 - ALMIR ROUCHE
00h00 - QUEIMA DE FOGOS
00h15 - GERALDINHO LINS

01h50 - A TROMBONADA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife