Espaço Ciência tem programação especial de férias

Que tal construir uma catapulta e aprender mais sobre essa tão antiga e ainda útil tecnologia? Que tal descobrir quanta matemática e física existe na construção de uma pipa? Ou  realizar experimentos atraentes de química?  No Espaço Ciência, a programação de férias, gratuita, oferece 23 opções de oficinas, além de trilhas e exposições.

A programação vai de 02 de janeiro a 03 de fevereiro. As  oficinas são interdisciplinares, envolvendo as áreas de biologia, física, astronomia, matemática, informática, robótica, artes e meio-ambiente – sempre integrando o conhecimento científico e a brincadeira. Cada atividade terá disponibilidade para 25 participantes e será acompanhada por um monitor. Não é necessário inscrição: as fichas serão distribuídas por ordem de chegada, no turno da manhã ou da tarde.

Há gincanas de arvorismo, de meio-ambiente, de conhecimentos científicos. Conceitos matemáticos viram brincadeira e magia com jogos educativos, confecção de origami, xadrez, tangram, torre de Hanói ou atividades com figuras geométricas. A química também fica mais divertida quando vira um show de experimentos ou quando componentes químicos de baixo custo servem para criar uma “geleca científica”.

Para os fãs de robótica e jogos digitais, há oficinas como a “Hora do Código”, “Construindo um Stencyl”, “Brincar de Programar” e “Construa seu Robô”. Com a “Pescaria Científica”, as crianças podem aprender, pescando, sobre o uso da água e seus benefícios. Na “Ciência Divertida”, experimentos bem interativos fazem a meninada aprender brincando.

Jogos feitos com garrafas pet; construção de jardins verticais; oficina para montar e descobrir sobre os bichos; e contação de histórias sobre o movimento Manguebeat e o manguezal Chico Science completam a programação de oficinas.

Programação permantente – Além disso,  as crianças e toda a família podem desfrutar das exposições e passeios que se distribuem em 120 mil m2 do Espaço Ciência: Trilha Ecológica, Trilha da Descoberta, passeio em barco solar pelo manguezal Chico Science, Planetário, e  exposições como a NanoExplora, História Química da Humanidade e Revolução dos Bichos.

Um dos destaques é o Pavilhão de Exposições,  totalmente repaginado, onde é possível, por exemplo,  ver um experimento que simula um raio de um milhão de volts ou um experimento  onde os visitantes podem criar lagos montanhas e aprender de forma divertida sobre relevo e outros aspectos topográficos. O Espaço Ciência abre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e nos fins de semana, das 13:30h às 17h. Confira os horários das sessões e passeios:

Horário
Seg a Sex
Sáb e Dom
8:30h
Passeio de barco
###
10h
Planetário
###
10:30h
Giroscópio
###
11h
Planetário
###



13:30
Passeio de barco*
Passeio de barco*
15h
Planetário
Planetário
15:30h
Giroscópio
Giroscópio
16h
Planetário
Planetário


Observatório – O Observatório Astronômico do Alto da Sé também terá uma programação especial de férias, com lançamento de foguetes de garrafa pet, oficinas de astroarte, constelações, além de observações solar e noturna de terça a domingo das 16h às 20h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente