Abre e fecha do Feriado Nossa Senhora da Conceição

Nesta quinta-feira (8), quando se comemora o dia de  Nossa Senhora da Conceição, os serviços e órgãos da administração municipal não funcionarão. Na sexta-feira (9) será considerado ponto facultativo. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará nas ruas durante o feriado como opção de passeio para os recifenses, bem como o Forte das Cinco Pontas, o Sítio Trindade e o Jardim Botânico do Recife, que funcionarão normalmente. 

Confira abaixo em detalhes o que abre e fecha em todos os serviços.

PREFEITURA -  A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informa que nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR, e na sede da Reciprev e Saúde Recife, não funcionarão.

TURISMO E LAZER No feriado de Nossa Senhora da Conceição, pedalar é uma santa ideia. Vai ter Ciclofaixa de Turismo e Lazer na quinta (8) e no domingo (11). O projeto, que reserva um espaço em várias vias da cidade para tráfego exclusivo de bicicletas das 7h às 16h, conta com três rotas, que cortam mais de 30 bairros e totalizam 36,5 quilômetros.
Outra opção de diversão gratuita sobre o asfalto é o Lazer na Rua, que interrompe o trânsito, dando prioridade ao pedestre. Na Avenida Boa Viagem, na altura do Segundo Jardim, o projeto funcionará das 8h às 20h, na quinta e no domingo.

Nas Academias Recife, que oferecem saúde e qualidade de vida gratuitamente, em 13 endereços espalhados pela cidade, não haverá expediente na quinta-feira. Na sexta e no sábado, as academias funcionam normalmente. Os expedientes são de 5h30 a 11h30 e de 14h30 a 21h30, de segunda a sexta. Nos sábados, o horário é das 6h às 11h.


CULTURA - Neste feriadão de Nossa Senhora da Conceição alguns equipamentos culturais estarão à disposição do recifense que deseja fazer um programa diferente. Entre eles está o Sítio Trindade, em Casa Amarela, que funciona de quinta (08) a domingo (11), das 5h às 19h, para quem quiser caminhar ou curtir a área verde do espaço.
No centro do Recife, a pedida é dar uma passadinha no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, que estará aberto das 9h às 17h. No local, o visitante poderá conferir duas exposições:

A mostra coletiva “Amar, (des)Armar” promovida pela Associação de Fotógrafos Fototech Regional Pernambuco. A exposição reúne 33 fotografias de diversos autores, que exploram as possibilidades do tema “amor”. A mostra fica em cartaz até este domingo, 11 de dezembro.

E a exposição anual Doc(e) Recife, que remonta a história do município a partir da trajetória do açúcar. Através de textos inéditos, gravuras, mapas históricos, fotografias antigas e atuais, peças arqueológicas, decorativas, utilitárias, animações e filmes, a mostra aborda a importância do produto para a economia, o desenvolvimento urbano e as relações sociais, além de estimular nos visitantes proposições sobre o futuro da metrópole.

MERCADOS E FEIRAS – A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude do feriado de Nossa Senhora da Conceição, nesta quinta-feira (8), haverá mudança no horário de funcionamento dos mercados públicos e das feiras novas de Água Fria e de Nova Descoberta, que será das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores não funcionarão. Já as feiras livres dos bairros acontecem normalmente. Na sexta-feira (9), os equipamentos comerciais voltam a funcionar em horário normal, das 6h às 18h.

SAÚDE – Nesta quinta (8) e sexta-feira (9), feriado e ponto facultativo, respectivamente, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) –estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. A Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos, localizada ao lado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, será a referência em serviços de pronto atendimento durante a Festa. As demais intercorrências que não puderem ser solucionadas na Unidade serão encaminhadas para um serviço de emergência mais próximo, através da equipe do SAMU que também estará de plantão no local.

Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (12).

O atendimento do Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente, com atendimento multidisciplinar.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai funcionar das 8h às 12h e a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de InformaçõesEstratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

EDUCAÇÃO – As escolas e creches municipais estarão fechadas devido ao feriado e retomam as aulas normalmente na segunda-feira (12).

EMPREGO – Todos os postos da Agência de Emprego do Recife estarão fechados tanto na quinta-feira (8) quanto na sexta-feira (9).

SEGURANÇA O Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, fecha na quinta (8) e sexta (9), assim como as Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes. Sábado (10) e domingo (11) o Compaz abre das 8h às 13h. 

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife estará aberto à visitação nesta quinta-feira (8) e na sexta (9), das 9h30 às 15h30. Nos dois dias, não haverá trilhas monitoradas.  Porém, os visitantes podem realizar duas trilhas pela Mata Atlântica, preservada em 10,7 hectares. A Trilha Pau-pombo fica em área calçada e com acesso a cadeirantes. A outra é a Trilha do Meliponário, que se encontra em ambiente completamente natural.Será possível, ainda, visitar os sete jardins temáticos (de bromélias, orquídeas, cactos, plantas medicinais, das palmeiras, plantas tropicais e sensorial), em que o visitante experimenta texturas, sabores e cheiros das plantas).

O Econúcleo Jaqueira também tem programação no feriado. No Dia de Nossa Senhora da Conceição e na sexta-feira (9), estará aberto das 9h às 17h com a programação fixa da Sala de EcoInteratividade – passeio 360 graus pelo Jardim Botânico do Recife, jogos digitais e passeio virtual pelo Parque Capibaribe. O viveiro de mudas e o minhocário poderão ser visitados. Nos dois dias, às 10h e às 15h, os visitantes do Econúcleo Jaqueira poderão assistir à “Recitata do Natal”, com emboladas e cordéis ambientais recitados pelos arte-educadores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS).

No dia 8, haverá ainda no Econúcleo Jaqueira oficina de guirlanda com sacos plásticos (10h30), trilha poética (15h30) e contação de histórias (16h). Já no dia 9, serão oferecidos trilha ambiental para conhecer as árvores do parque (10h30) e contação de histórias (11h e 16h). A arrecadação de alimentos não-perecíveis para a campanha Natal Solidário, também no Econúcleo Jaqueira, continuará nesses dois dias. As doações deverão ser levadas das 9h às 17h, ao espaço, localizado no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife, por trás do posto de saúde.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão no dia 8 e 9, exceto as casas de acolhida e a abordagem social noturna, porque funcionam em regime de plantão.

MULHER Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante o feriado do dia 8 e na sexta-feira dia 9. No entanto, o Liga, Mulher, disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107. 

TRÂNSITO – Em virtude do feriado de Nossa Senhora da Conceição, o serviço de atendimento aos usuários oferecidos na sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) será suspenso a partir da quinta-feira (8), voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (12), das 8h às 13h. Já os serviços de operação e de fiscalização de tráfego, prestado pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Companhia, funcionarão normalmente durante o feriado. A população pode acionar a CTTU através do 0800.081.1078.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado