6ª Edição da Sambada “Onde É Que Tá o Coco?”

Coco dos Pretos | Foto: divulgação
Evento é aberto ao público e terá 11 atrações dedicadas ao fomento da cultura popular do coco em Pernambuco.

Neste sábado (17), a partir das 18h, acontece a 6ª edição da Sambada ‘Onde é que tá o Coco?’ (sambada itinerante), na comunidade de Chão de Estrelas –  no bairro da Campina do Barreto em Recife, em frente à sede do Maracatu Nação Cambinda. O evento conta com exposições das indumentárias de uma nação de maracatu tradicional, culinária afro e com a feira de artesanato. As atrações começam a se apresentar a partir das 22h. Estarão presentes o Coco dos Pretos, Mestra Ana Lúcia, Nilton Júnior, Coco da Resistência, Coco das Estrelas, Mestre Hugo (Coco de Besouro Mangangá), De Leão, Grupo Raízes. A entrada é gratuita.

Segundo Wanessa Paula Santos, produtora e presidenta do Centro Cultural Cambinda Estrela, o evento possui um sentido todo especial para o cenário da cultura popular de Chão de Estrelas. “A comunidade é muito criativa, gosta de movimentar-se, sempre pede eventos de cunho cultural para que, assim, possam ter mais contatos com a cultura e como muitos são apaixonados por coco, resolvemos manter a Sambada sempre durante o ano finalizar suas atividades em nosso bairro, pois foi onde tudo começou. É uma festividade que contribui para o fortalecimento da cultura do coco. Neste ano, estamos solicitando a quem vier à nossa comunidade participar da nossa brincadeira, que traga 1 kg de alimento não perecível para, junto com outras doações, fazermos cestas básicas para distribuir para a comunidade“.

Nesta edição será homenageado o Maracatu Nação Cambinda Estrela (Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil). Com 81 anos, foi fundado em 07 de setembro de 1935, e desde 1997 e atua na comunidade de Chão de Estrelas. O Cambinda Estrela vem desenvolvendo atividades de cunho sociocultural e educacionais, sem esquecer suas raízes e mantendo suas tradições. Através do processo de inclusão social, combatendo as mazelas sociais todos os dias.

Serviço:
6ª Sambada ‘Onde é que tá o Coco?’
Atrações: Coco dos Pretos, Mestra Ana Lúcia, Nilton Júnior, Coco da Resistência, Coco das Estrelas, Mestre Hugo (Coco de Besouro Mangangá), De Leão, Grupo Raízes.
Sábado, 17 de dezembro
18h - Feira de Artesanato e exposição
22h – Apresentações culturais

Rua Doutor Elias Gomes, nº 420, Campina do Barreto (Comunidade de Chão de Estrelas) – Recife – PE. Próximo ao terminal de ônibus de Chão de Estrelas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)