Doutores da Alegria contam histórias no Festival Recife do Teatro Nacional

Foto: divulgação
Elenco da ONG apresenta Conta Causos no Teatro Joaquim Cardozo, no dia 23, às 19h
 
Os encontros cotidianos entre os palhaços da associação Doutores da Alegria e as crianças internadas, seus acompanhantes e profissionais da saúde se transformam em histórias lúdicas na ação intitulada Conta Causos. Esse relato encenado das vivências dos “besteirologistas” nos hospitais da capital pernambucana será apresentado pelos atores/palhaços da ONG no dia 23 (quarta-feira), às 20h, no Teatro Joaquim Cardozo, no bairro da Madalena, pela primeira vez dentro da programação do 18º Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN). A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do teatro. 

No Recife, a atuação da ONG Doutores da Alegria completou 13 anos em 2016. Atualmente, quatro hospitais - Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape, Barão de Lucena, Restauração e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – recebem a intervenção artística, duas vezes por semana, de uma dupla de palhaços. “O foco do nosso trabalho é o encontro com o outro. Em todos esses anos, acumulamos experiência e muitas histórias para contar. Nessa atividade, temos o desafio de escolher algumas delas para compartilhar”, explica Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife da ONG Doutores da Alegria.

Os próprios atores que integram o elenco da associação Doutores da Alegria, sem caracterização de palhaço, apresentam o Conta Causos. Nesta edição especial dentro do FRTN, participam os atores/palhaços Enne Marx (Dra. Mary En), Fábio Caio (Dr. Eu_Zébio), Greyce Braga (Dra. Monalisa), Juliana de Almeida (Dra. Baju), Luciano Pontes (Dr. Lui) e Tamara Floriano (Dra. Tan Tan).

O Conta Causos não se configura um espetáculo teatral. São histórias engraçadas, de superação, e algumas até mesmo tristes, mas sempre vistas sob a perspectiva lúdica trazida pela presença do palhaço no hospital. “De forma colaborativa, discutimos bastante como elaborar essa dramaturgia documental, baseada na realidade dos hospitais”, complementa Arilson Lopes. Nesse sentido, a música, considerada fundamental no trabalho dos palhaços nas alas pediátricas, é um elemento cênico importante na construção do Conta Causos, assim como a interação natural com o público.

Serviço:
Conta Causos
Quarta-feira, 23 de novembro, às 20h
Teatro Joaquim Cardozo - Rua Benfica, 157, Madalena
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria a partir das 16h.
Informações: (81) 3466-2373


*com informações da assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii