Sonora PE exalta a música e os talentos femininos na produção cultural

Elayne Bione, Sofia Freire, Mayra Clara e Marah Rúbia são
as organizadoras do evento em Pernambuco |  Foto: Alex Guterrez
Ciclo Internacional de Compositoras promoverá 8 shows e várias rodas de
diálogos no Terra Café Bar

Pela primeira vez no Recife, o Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras vai reunir cantoras, compositoras, poetisas, técnicas, jornalistas, produtoras culturais, atrizes, e várias mulheres profissionais do setor da música para uma programação com rodas de diálogos e shows ao vivo. Os encontros acontecem hoje (28) e amanhã (29), as 18h, no Terra Café Bar, centro do Recife.

Este movimento que já ocorre em vários países, é produzido de forma colaborativa e independente com profissionais da área cultural de Pernambuco. "A ideia é estimular o fortalecimento das compositoras do estado num processo coletivo, articulando as artistas e toda uma rede de mulheres que estão envolvidas com a cultura”, afirma cantora e produtora Mayra Clara, uma das idealizadoras da edição pernambucana do Sonora.

Na programação do Sonora, foram convidadas profissionais experientes em diversas atividades. “A ideia é divulgar mulheres que desenvolvem vários papéis no setor da música, como iluminadora de palco, roadie, produtora de eventos, diretora de audiovisual, assessora de comunicação, compositora, instrumentista, intérprete, entre várias outras funções. É o momento de reunir, conhecer e trocar experiências”, comenta a jornalista e produtora do Sonora Elayne Bione. O evento contará também com a participação da Secretaria da Mulher de Pernambuco, entidade que apoia o Sonora e que estará aberta para o diálogo com as mulheres e a sociedade civil organizada, no local.
As Rodas de Diálogos começam a partir das 18h e seguem até ás 20h. Em seguida, iniciam os shows das compositoras. Serão promovidos 4 shows por noite, no formato pocket para dar visibilidade ao processo criativo de composição das mulheres. “Após uma convocatória que lançamos na internet, foram selecionadas 8 compositoras que representam várias cidades de Pernambuco. Há compositoras de Caruaru, Goiana, Recife, Olinda, Garanhuns, etc. A ideia era realmente descentralizar, além de abrir espaço para as artistas que estão começando agora uma carreira musical”, explica Sofia Freire, pianista e cantora, também produtora do Sonora PE. Foram selecionadas para os Shows, que iniciam a partir das 20h, as compositoras* Catarina Dee Jah, Patricia Solis, Dani Carmesim, Bia Lócio, Jú Vieira, Laís de Assis, Riá Oliveira e Sam Silva*.

Sobre o Sonora - O evento já teve edições nas cidades de São Paulo, Ouro Preto, Mariana, Belo Horizonte, São Luiz, João Pessoa, Natal, Rio de Janeiro, Brasília, Sorocaba, Buenos Aires, Lisboa, Barcelona e Dublin e tem o objetivo de divulgar, dar visibilidade e legitimar a presença da MULHER COMPOSITORA no meio musical.

Programação:

28 OUT - 18h às 20h
MULHERES E A MÚSICA:
- Produção e Desenvolvimento de Carreira com Mery Lemos
- Video Mapping e Cenografia com Mary Gatis
- Ilumicação de Eventos com Natalie Revorêdo
- Produção de eventos com Marah Rúbia

29 OUT - 18h às 20h
- Políticas Públicas de Cultura com a Secretária da Mulher de PE
- Audio visual com Elayne Bione

SHOWS A PARTIR DAS 20HV - PROJEÇÃO MARY GATIS
DIA 28/10 - SEXTA
20H - BIA LÓCIO
20H40 - JÚ VIEIRA
21H20 - LAÍS DE ASSIS
22H - PATRICIA SOLIS

DIA 29/10 - SÁBADO - PROJEÇÃO MARY GATIS
20H - SAM SILVA
20H40 - DANI CARMESIM
21H20 - RIÁ OLIVEIRA
22H - CATARINA DEE JAH
Serviço:

SONORA - Ciclo Internacional de Compositoras (Recife)
28 e 29 de outubro, 18h
Terra Café Bar - Rua Artur Orlando 113, Boa Vista
Ingressos: R$10,00


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife