Olinda terá noite de tributos ao músico nigeriano Fela Kuti



A quarta edição do Fela Day PE será realizada no dia 15 de outubro, às 19h, n’A Casa do Cachorro Preto
 
Pernambuco vai celebrar pelo quarto ano, em Olinda, o FELA DAY. Este evento acontece em várias cidades do mundo em comemoração ao nascimento do músico nigeriano Fela Kuti. A festa está marcada para o dia 15 de outubro, sábado, n’A Casa do Cachorro Preto, a partir das 19h. Este ano as atrações são os DJ Soma e Vinícius Leso e o projeto Abeokuta Djset, do músico e pesquisador Jedson Nobre. A entrada custa R$ 10, à venda no local.
 
De acordo com Jedson Nobre, organizador do evento, o FELA DAY no Brasil é realizado pela Articulação Nacional Fela Kuti. “Várias cidades do Brasil como Salvador, São Paulo, Rio de janeiro e Porto Alegre participam. O movimento tem com objetivos a discussão e fortalecimento do Afrobeat no Brasil e a data do nascimento de Fela Kuti, 15 de outubro, não poderia passar em branco. Nesta época, ativistas, músicos, artistas e coletivos se juntam e fazem festas e atividades”, explica Jedson Nobre.
 
Jedson Nobre é um dos membros e fundador da Abeokuta Afrobeat, primeira orquestra do gênero em Pernambuco. Suas apresentações musicais como o Abeokuta Djset vão além do Afrobeat difundido na Nigéria, apresentando ainda outros estilos musicais do continente africano como o Highlife, Juju Music, Ethiojazz, Sakpata, Sato, Agbadja, Tchenkoumé e Cavacha, estes de países como Ghana, Benin, Mali, Togo, Angola e Etiópia.
 
O baixista da Abeokuta é um grande admirador de Fela Kuti e decidiu colocar uma antiga vontade de trabalhar com música africana em prática após uma viagem ao Rio de Janeiro em maio de 2012. Na ocasião, conheceu o baterista Tony Allen e o guitarrista OgheneKolgbo - ambos ex-parceiros e integrantes da Africa 70 de Fela Kuti. Jedson ainda participou de uma jamsession com B. Negão, André Sampaio e Abayomy Afrobeat Orquestra.
 
Legado de Fela Kuti - Como precursor que foi, Fela Kuti inspirou artistas em todo o mundo a se movimentar e expor seus ideais.  Ao mesclar jazz, funk e percussão africana para conceber o ritmo que elevaria a música africana a um patamar contemporâneo, repleto de swing e críticas sociais, o multi-instrumentista Fela Kuti ganhou o mundo como enérgico e consciente afrobeat, por volta dos anos 60. As letras que passeiam entre o iorubá (dialeto africano) e o inglês deram a luz a um novo conceito musical.
 
Serviço
Fela Day, com Abeokuta DJset, DJs Soma e Vinicius Leso
15 de outubro (sábado) | 19h
A Casa do Cachorro Preto (Rua 13 de Maio, 99, Olinda-PE)
R$ 10

Mais informações: (81) 98596-5056

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente