Mozart e Beethoven no programa do 8º Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife

Foto: Lu Streithorst
A noite reserva ainda um momento especial com composição de autoria 
do Maestro Marlos Nobre

O Teatro Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, recebe o público nesta quarta (26) para o 8º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife. Será uma noite especial por duas razões: composições de Mozart e Beethoven estarão no programa deste concerto, com a Abertura da Ópera Don Giovanni e a Sinfonia nº 2 em Ré Maior, respectivamente, bem como uma composição autoral do regente titular da Orquestra, maestro Marlos Nobre, a peça Canticum para cordas. Um programa para acalentar os corações dos amantes da música clássica. E para assistir a este espetáculo musical não é preciso gastar nada. A apresentação é de graça, com distribuição de ingressos 1h antes do início do concerto, marcado para às 20h.

O concerto começa com a orquestra executando uma peça composta pelo maestro Marlos Nobre, regente da OSR, escrita em 2014 e baseada no movimento "Lento", do Trio para violino, cello e piano. A composição, criada para uma grande orquestra de cordas, tem um clima nostálgico e dramático, em alguns momentos, e desenvolve, criando uma ambientação mais expansiva, levando ao ponto culminante da peça, até voltar a se acalmar e dissolver-se em um pianíssimo prolongado.

Em seguida, a orquestra executa duas composições de dois nomes de peso do cenário universal sinfônico: Mozart e Beethoven. Primeiro,o público assiste a Abertura de Don Giovanni, do compositor austríaco, Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). A peça foi executada pela primeira vez em 29 de outubro de 1787, na cidade de Praga, na República Checa, Fato curioso desta peça, é que ela foi executada apenas um dia após ficar pronta, pouco comum para a época, recebendo uma calorosa ovação do público presente.


Finalizando o oitavo concerto da temporada, a OSR executa a Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Opus 36, do célebre compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827). A peça foi composta em uma das fases mais críticas e violentas do músico, torturado pela progressão de sua surdez, quando o músico se rebelava contra o fato das pessoas escutarem a beleza de uma flauta, um canto de um pássaro, enquanto ele nada ouvia. Embora todo o desespero do músico, essa composição é plena de verve e de força. Sua primeira execução aconteceu em 5 de abril de 1803, na cidade de Viena, capital austríaca.

Concertos para Juventude -  Dentro do programa de formação de plateia criado pelo Maestro Marlos Nobre, na terça (25) acontece a oitava edição dos "Concertos para a Juventude". A partir das 10h, um grupo de estudantes acompanha o ensaio da OSR, onde cada peça é comentada pelo Maestro. Para participar do programa escolas e grupos devem agendar no email: teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com. A aula concerto acontece sempre na véspera dos concertos oficiais da OSR.
 
Serviço:
8º Concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife
Teatro de Santa Isabel – Praça da república, s/n – Santo Antônio
Quarta-feira, 26 de outubro
20h
Entrada franca

Informações: 3355-3326

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife