Janela Internacional de Cinema promove mesas de debate de 2 a 4 de novembro

VIII Janela | Foto: Vitor Jucá
Em sua nona edição, festival instiga debate de temas transversais aos filmes durante as sessões com a realização de um ciclo de três mesas. Atividades acontecem no 1º andar do Cinema São Luiz, e contam com a participação de cineastas, produtores e pesquisadores.

 O IX Janela Internacional de Cinema do Recife promove um ciclo de mesas, a partir do próximo dia 2, com temas que atravessam a seleção de filmes do festival deste ano. Com duração de três dias, as atividades contemplam o conjunto de ações educativas, sob incentivo da Petrobras. 

A programação inicia, na próxima quarta-feira (2), às 16h30, com a mesa “O Que é Um Cinema Desobediente?”, composta pelos debatedores e cineastas Amaranta César, Ernesto de Carvalho e o crítico Victor Guimarães. A mediação será feita por Rodrigo Almeida, diretor e integrante da comissão de curtas do 9º Janela.

No dia seguinte (3), às 16h, refletindo a representatividade feminina na programação do festival, será a vez da mesa “Um Cinema Tomado Por Mulheres”, que será apresentada pelas realizadoras Déa Ferraz, Juliana Lima, Marília Hughes Nara Normande e a distribuidora Silvia Cruz. A condução do debate será feita pela jornalista e júri do Janela Carol Almeida.
Encerrando a sequência, no dia 4, também às 16h, a mesa “Os Poderes Extremos do Queer nas Imagens”, com os diretores Chico Lacerda e Sosha, além das curadorasMariana Vieira e Joana de Sousa, sob mediação de André Antônio, acerca do cinema e sua abordagem atual sobre gêneros não-normativos e identidades borradas e desviantes. 

REClab  O Janela irá receber, ainda, o REClab - 1º Encontro de Coprodução Internacional do Recife, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. Com programação de oficina e consultoria sob a presença de convidados estrangeiros e brasileiros, o Encontro é uma realização da Desvia Produções em parceria com o Janela, o Portomídia, o Consulado Francês e o BRLab. Todas as atividades do encontro acontecerão no Jump Brasil na Rua do Lima, Santo Amaro, Recife-PE. As inscrições para essa atividade também já foram encerradas.   

Lucrecia Martel - A organização do IX Janela Internacional de Cinema do Recife informa que o encontro “Uma Conversa com Lucrecia Martel”, previsto para esta terça-feira (dia 1º), às 17h, no Cinema do Museu, em Casa Forte, foi cancelado. Por causa de um impedimento pessoal, a cineasta argentina foi obrigada a cancelar a sua participação no festival e ficou muito triste em ter de suspender a vinda ao Recife. Havia 145 confirmados para a atividade gratuita com Lucrecia, com previsão de espaço lotado. Todos eles receberão um e-mail com uma nota do aviso do cancelamento da atividade. A produção do Janela lamenta profundamente o imprevisto e acrescenta que, no mesmo dia e horário, vai programar a exibição de um filme, a ser anunciado esta tarde.

A nona edição do festival Janela Internacional de Cinema do Recife é organizada pela CinemaScópio Produções Cinematográficas e Artísticas, tem patrocínio da Petrobras e incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco. Mais informações: www.janeladecinema.com.br.

Serviço:
Petrobras Apresenta: Ciclo de Mesas do IX Janela Internacional de Cinema do Recife, com patrocínio da Petrobras
Quarta-feira, 2 de novembro, às 16h30
Onde: 1º andar do Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 - Boa Vista)
Mesa “O Que é Um Cinema Desobediente?” - Victor Guimarães, Amaranta César e Ernesto de Carvalho. Mediação: Rodrigo Almeida.
Quinta-feira, 3 de novembro às 16h
Mesa “Um Cinema Tomado por Mulheres” - Déa Ferraz, Juliana Lima, Marília Hughes Nara Normande e Silvia Cruz. Mediação: Carol Almeida.
Sexta-feira, 4 de novembro, às 16h
Mesa “Os Poderes Extremos do Queer nas Imagens” - Mariana Vieira, Joana de Sousa, Chico Lacerda e Sosha. Mediação: André Antônio.
Aberto ao público do Janela

Mais informações no site www.janeladecinema.com.br.

*com informações da assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii