Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife no Dia de Finados


Neste feriado do Dia de Finados, celebrado na próxima quarta-feira (2), não haverá expediente nos órgãos da Prefeitura do Recife. Os cinco cemitérios públicos da cidade, Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea, estão prontos para receber o público. Para os que querem aproveitar o feriado com outras atividades, Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição das 7h às 16h,  e o Jardim Botânico do Recife oferece trilhas monitoradas.

Confira abaixo em detalhes o que abre e fecha nos serviços da Prefeitura do Recife:


PREFEITURA -  A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informa que na próxima quarta-feira (2), os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR, e na sede da Reciprev e Saúde Recife, não funcionarão. Na quinta-feira (3), o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife, e no edifício-sede da Prefeitura. O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) também volta a funcionar no horário normal, das 8h às 13h.

SAÚDE – Nesta quarta-feira (02), feriado de finados, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (3).

O atendimento do Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal no feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funciona normalmente durante o feriado, com atendimento multidisciplinar.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente. 

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai funcionar das 8h às 12h e a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de InformaçõesEstratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

CULTURA - Os equipamentos culturais da Prefeitura do Recife oferecem opções de lazer para quem deseja aproveitar o feriado do dia 2 de novembro.  O Sítio Trindade, espaço para toda a família se divertir com sua imensa área verde e estrutura, estará aberto das 5 às 19h, para quem curte atividades ao ar livre, como uma boa caminhada, fazer um picnic, ou levar as crianças para gastarem bastante energia.

Para quem curte um passeio mais cultural, o Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas, também estará de portas abertas. Por lá, é possível conferir a exposição Doc(e) Recife, mostra que remonta a trajetória do município a partir do açúcar, destacando a influência do produto no desenvolvimento urbano e nas relações sociais, além de estimular nos visitantes proposições sobre o futuro da metrópole. Aos amantes da fotografia, o museu também está sediando a exposição coletiva 'Amar, (des)Armar'. Promovida pela Associação de Fotógrafos Fototech Regional Pernambuco, a mostra reúne 33 fotografias de diversos autores, que exploram as possibilidades do tema “amor”. A mostra ficará em cartaz até o dia 18 de dezembro e as visitações acontecem no horário de funcionamento do Museu, das 9h às 17h.

MEIO AMBIENTE - No dia 2 de novembro, o Jardim Botânico do Recife, equipamento municipal de lazer contemplativo, pesquisa e conservação, abre ao público das 9h às 15h30. Por conta da escala de feriado, não serão oferecidas trilhas monitoradas, mas no local os visitantes terão acesso aos sete jardins temáticos: de bromélias, orquídeas, cactos, plantas medicinais, das palmeiras, plantas tropicais e sensorial, em que o visitante experimenta texturas, sabores e cheiros das plantas.  Há duas entradas para o pátio principal, ambas por dentro da Mata Atlântica, preservada em 10,7 hectares. Uma é Trilha Pau-pombo, em área calçada e com acesso a cadeirantes. A outra é a Trilha do Meliponário e se encontra em ambiente completamente natural.

TURISMO E LAZER - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição das 7h às 16h, nesta quarta-feira (2), Dia de Finados. O percurso de 36,5 quilômetros de faixa exclusiva, que passa por mais de 30 bairros, funciona todos os domingos e feriados. São dispostas três rotas (norte, sul e oeste) que convergem no Marco Zero.

Na Orla de Boa Viagem, o Lazer na Rua do Segundo Jardim de Boa Viagem vai garantir espaço de sobra para prática esportiva ao ar livre, das 8h às 20h. As Academias Recife não funcionarão no dia do feriado, retomando todas as atividades na quinta-feira (3).

BIBLIOTECAS - As Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes vão estar fechadas. Assim como o Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha.

MULHER Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante o feriado do dia 2. No entanto, o Liga, Mulher, disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107. 

EMPREGO – Todos os postos da Agência de Emprego do Recife estarão fechados.

MERCADOS E FEIRAS – A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude do feriado de Finados na próxima quarta-feira (2), haverá mudança no horário de funcionamento dos mercados públicos e das feiras novas de Água Fria e de Nova Descoberta, que será das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores não funcionarão. Já as feiras livres dos bairros acontecem normalmente.

EDUCAÇÃO - As escolas, creches e creches-escolas da rede municipal de ensino do Recife estarão fechadas neste Dia de Finados

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão no próximo 2 de novembro, exceto as casas de acolhida e a abordagem social noturna, porque funcionam em regime de plantão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado