Documentário francês “A céu aberto” terá exibição gratuita e aberta ao público hoje (29)

Exibição de vídeo será no auditório da Faculdade dos Guararapes, no campus Boa Vista
(Recife). Cineasta francesa estará presente para comentar e debater.

O autismo e a importância de percepção dos autistas como sujeitos e não como deficientes é tema do documentário “A céu aberto”, que será exibido nesta segunda (29). Aberto ao público e gratuito, o encontro também contará com debate, que será realizado pela própria diretora do documentário e cineasta francesa, Mariana Otero.

Também participam do encontro Paula Borsoi e Tania Abreu, representantes do Observatório do Autismo da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) em Pernambuco, instituição membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e da Associação dos Amigos do Autista/Grupo de Estudos sobre o Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Ama-Getid).

Queremos debater como autismo é trabalhado no dia, na sociedade, fora dos muros dos consultórios e além dos círculos especializados”, adianta Andréa Coelho, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da FG. Segundo ela, a iniciativa faz parte do Cine FG, que discute temas diversos com a comunidade. O autismo e outros assuntos da atualidade também são discutidos em sala de aula no novo curso de Psicologia, que foi expandido para o campus da FG na Boa Vista.
 

Sobre  “A céu aberto”: é um documentário a cores, de 112’, sobre a experiência do Le Courtil, instituição belga que se ocupa de casos de autismo e psicose em crianças e adolescentes, fundada por psicanalistas membros da AMP, seguindo referências teórico-clínicas próprias da psicanálise de orientação lacaniana. O documentário, de 2013, foi acompanhado pela edição de um livro sobre a experiência dos três meses de filmagens, que aproximaram a autora de maneira especial ao tema do autismo e à AMP.
 
Sobre Mariana Otero: Cineasta francesa, Mariana Otero compõe a direção dos Ateliers Varan, escola de cinema documental em Paris. É conferencista na Universidade de Angoulême, possui o grau de Chevalier dans l’Orde des Arts et des Lettres, outorgado pelo governo da França. De sua obra, destacam-se os documentários “Histoire d’un secret”, de 2003; “Entre nos mains”, de 2010; e “À ciel ouvert”, de 2013. Outras informações sobre esses documentários no link: http://www.cinefrance.com.br/filmes/profissionais/mariana-otero

Serviço:
Exibição e debate sobre o documentário francês “A céu aberto”
Segunda-feira, 29 de agosto, 19h
Auditório da Faculdade dos Guararapes – Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 110- Derby
Gratuito, aberto ao público


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado