Exposição da Culinária Afro-Brasileira acontece hoje (27), no Pátio de São Pedro

Nas festividades do mês de junho, a tradição também se faz na mesa. O banquete junino é igualmente aguardado, assim como os “arrasta-pés” nos palhoções da cidade. Agora, imagina misturar os pratos típicos deste período do ano com o camarão, o azeite de dendê e a pimenta? É essa a proposta da Exposição da Culinária Afro-Brasileira no Ciclo Junino, que está em sua 10ª edição e acontece hoje (27), no Pátio de São Pedro, a partir das 19h. A iniciativa é uma parceria do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira com a Mãe Elza de Iemanjá, os povos tradicionais de terreiros, e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A exposição é uma noite dedicada à celebração da culinária africana e à reflexão sobre sua influência nos pratos mais comuns em nosso país. A estrutura este ano conta com onze barracas expondo as iguarias, comandadas pelos babalorixás e as ialorixás, pai e mãe de santo, respectivamente. O público que comparecer à mostra terá a oportunidade de conhecer a origem dos pratos servidos, através de informações reunidas em panfletos, entregues juntos com as iguarias. Serão trinta opções, dez a mais que na edição passada, oferecidas em sete mil unidades de alimentos diversos para degustação. Além da culinária, cantos e rezas serão entoados para comemorar a fartura própria do mês de junho e louvar ao orixá Xangô e ao santo católico São João, celebrados durante este período do ano.

Para Mãe Elza de Iemanjá, que organiza a exposição, chegar ao décimo ano de realização é um feito que merece ser celebrado: “estamos muito felizes, principalmente porque é mais uma oportunidade de se quebrar preconceitos contra os povos e costumes de matriz africana, através do diálogo”, afirma ela. A 10ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira no Ciclo Junino é aberta ao público.

Serviço:
10ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira
Segunda-feira, 27 de junho
Pátio de São Pedro, bairro de São José, Recife.
17h às 21h

Informações: (81) 3355-3100 / 3101

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo

Ivonete Melo