Exposição de arquitetura modernista em cartaz na Galeria Janete Costa

Foto: divulgação
Está disponível para visitação na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, a exposição "Diógenes Rebouças: cidade, arquitetura e patrimônio". A mostra contempla amplas maquetes, fotos e vídeos e integra as comemorações do centenário do arquiteto modernista baiano, nascido em 1914 e falecido em 1994, e fica em cartaz até o dia 24 de abril. A entrada é gratuita.

Contemporâneo de Oscar Niemeyer – que projetou o Parque Dona Lindu - , Diógenes Rebouças foi um dos um dos principais arquitetos modernos do País e costumava consultar o carioca em seus projetos mais importantes. Entre as inúmeras obras do baiano, estão a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e o Complexo Esportivo da Fonte Nova, ambos em Salvador, e o Hotel de Paulo Afonso, no interior baiano. "Diógenes Rebouças certamente ficaria muito feliz com a montagem de exposição em espaço projetado por Niemeyer", afirma o curador da exposição, Nivaldo Andrade, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

As 16 maquetes são o grande destaque da mostra, representando os principais projetos do arquiteto, de residências à Penitenciária do Estado. Estarão também expostos reproduções de desenhos originais, fotos e vídeos, além de uma linha do tempo de quase 20 metros. Recife é a segunda parada da exposição - durante um mês, ano passado, ficou no foyer do Teatro Castro Alves, em Salvador, e foi vista por mais de dez mil pessoas. A escolha pela capital pernambucana não é à toa. A mostra acontece paralelamente ao XI Seminário Docomomo Brasil, dedicado à arquitetura moderna e que se realiza na cidade de 17 a 22 deste mês. "Diógenes Rebouças é um dos grandes nomes da arquitetura brasileira do século 20", define o coordenador geral do seminário Docomomo, Luiz Amorim.

Diógenes Rebouças tem a maioria dos trabalhos erguida no Nordeste - além da Bahia, possui obras em Sergipe e Alagoas. Em Pernambuco, ele chegou a ser consultor da Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife (Fidem) nos anos 70. Também foi consultor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além dos projetos, ensinou por mais de trinta anos no curso de arquitetura da Universidade Federal da Bahia e foi responsável pela ida à Bahia de nomes como a ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que projetou o Museu de Arte de São Paulo.

A exposição "Diógenes Rebouças: cidade, arquitetura e patrimônio" é promovida pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia, com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, Odebrecht e Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia. Do Recife, a mostra voltará para a Bahia e, no segundo semestre, será montada no Museu da Casa Brasileira, na capital paulista.

Serviço:
Exposição "Diógenes Rebouças: cidade, arquitetura e patrimônio"
Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu, Recife
Até de abril de 2016
Das 12h às 20h
Gratuito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Designer recifense oferece curso gratuito de costura e moda circular