Medonho: Uma maratona de filmes de terror no Recife

Filme A Noite dos Arrepios (Night of the Creeps)
O Toca o Terror realiza no dia 19 de março a segunda edição do MEDONHO - Mostra Especial de Cinema de Horror em Pernambuco, com uma programação de 10 horas de filmes no Cine Majestick no bairro da Boa Vista, no Recife. Com ingressos a R$ 10,00, o público que aprecia o gênero vai ter a chance de ver novidades da produção nacional e diversos clássicos do cinema internacional.

A proposta do MEDONHO é a de resgatar o espírito das sessões grindhouse com várias sessões de filmes, algo que era bem comum nos anos 70, em pequenas salas de cinema onde os espectadores assistiam exibições duplas, triplas ou "all night" de filmes repletos de sexo, violência, horror e bizarrices.

O evento é organizado pela equipe do Toca o Terror, que também coordena um cineclube mensal no MAMAM e mantém um site e podcast comentando sobre publicações, filmes, seriados e HQs divulgando a produção nacional e internacional do gênero. Com mais de 80 programas gravados sobre diversos temas (vampiros, zumbis, raridades e monstros), a equipe do Toca o Terror é formada por Queops Negronski, Geraldo de Fraga, Jota Bosco, Jarmeson de Lima, Osvaldo Neto e Júlio César Carvalho. 

Programação - MEDONHO começa às 22h com a primeira exibição no Nordeste do filme "Condado Macabro", de Marcos DeBrito e André de Campos Mello. O longa, que faz uma homenagem aos slashers, teve sua première em São Paulo no 10º Festival de Cinema Latino Americano no ano passado e foi um dos poucos lançamentos nacionais do gênero horror a conseguir uma distribuição no circuito comercial brasileiro.

Ao longo da madrugada, títulos já consagrados no cinema de horror mundial ganham a tela do Cine Majestick, a exemplo de "A Noite dos Arrepios", de Fred Dekker; "A Casa dos Maus Espíritos", de William Castle e "Banho de Sangue", de Mario Bava. A maratona se encerra com a produção mexicana de 1968, "Aranhas Infernais", de Federico Curiel, que contou com a participação do luchador Blue Demon em um dos papeis principais. 

A programação do MEDONHO também reserva a projeção de curtas-metragens nacionais entre os longas da noite tais como "Domingos", de Jota Bosco; "Tirarei as Medidas do seu Caixão", de Diego Camelo; "O Presente de Camila", de Ivo Costa e "Bom Dia, Carlos", de Gurcius Gewdner. Alguns dos curtas são inéditos na cidade e vieram através de convocatória lançada pelo Toca o Terror em seu site www.tocaoterror.com


MEDONHO - ANO II
PROGRAMAÇÃO
Sábado - 19/03/2016
22h00 - Condado Macabro (Dir: Marcos DeBrito e André de Campos Mello - Brasil, 2015 - 120 min)
00h00 - 
Domingos (Dir: Jota Bosco - Brasil, 2015 - 15 min)
* Intervalo *

00h30 - 
A Noite dos Arrepios  (Dir: Fred Dekker - EUA, 1986 - 90 min)
02h00 - 
Tirarei as Medidas do Teu Caixão (Dir: Diego Camelo - Brasil, 2015 - 15 min)
02h15 - 
A Casa dos Maus Espíritos (Dir: William Castle - EUA, 1959 - 75 min)
*Intervalo*
03h40 - O Presente de Camila (Dir: Ivo Costa - Brasil, 2016 - 15 min)
04h00 - 
Banho de Sangue (Dir: Mario Bava - Italia, 1971 - 90 min)
05h30 - 
Bom Dia, Carlos (Dir: Guicius Gewdner - Brasil, 2015 - 20 min)
05h50 - 
Aranhas Infernais (Dir: Federico Curiel - México, 1968 - 80 min)

Local: 
Cine Majestick - Rua Princesa Isabel - Boa Vista, 121, Recife – PE
Entrada: R$ 10,00 
Classificação Indicativa: 18 Anos
Apoio: Versátil Home Video 
Realização: Toca o Terror
Mais informações: www.tocaoterror.com


----------------------------------------------------------------------------------

SINOPSES:


LONGAS

CONDADO MACABRO (Brasil, 2015)
Uma casa alugada por cinco jovens transforma-se no palco de uma chacina. Um palhaço suspeito é encontrado todo ensanguentado na cena do crime e precisa provar sua inocência para o investigador da pequena cidade onde cometia seus delitos. 

A NOITE DOS ARREPIOS (EUA, 1986)
Um experimento alienígena cai na Terra e infecta o membro de uma fraternidade estudantil. O corpo do garoto é congelado, mas anos depois o cadáver passa a infectar o campus com parasitas que transformam as pessoas em zumbis.

A CASA DOS MAUS ESPÍRITOS (EUA, 1959)
Cinco pessoas foram convidadas por um milionário excêntrico para passar a noite em uma casa assombrada. Quem ficar nessa casa a noite inteira vivo receberá a quantia de 10 mil dólares. O longa conta com a presença do carismático Vincent Price e inaugurou uma modinha de filmes similares. 

BANHO DE SANGUE (Itália, 1971)
A disputa por um pedaço de terra à beira de uma baía dá início a um banho de sangue que não poupará ninguém que cruzar o local. É considerado por muitos críticos como o primeiro slasher do cinema.

ARANHAS INFERNAIS (Mex, 1968)
O luchador Blue Demon é confrontado por uma invasão de aliens aparentemente humanóides que acabam por ser, na verdade, grandes aranhas do espaço. O desafio dele é tentar vencer o inimigo e salvar a Terra da ameaça.


CURTAS

DOMINGOS (Brasil, PE, 2015)
Domingos é uma pessoa pacata, tímida, "invisível" e podemos notar isso na repetição de seus hábitos diários: acordar, tomar café, ir pro trabalho, voltar pra casa, assistir TV, dormir. A única "variável" em sua vida é a presença de Rosinha. Uma das únicas pessoas que o percebe.

TIRAREI AS MEDIDAS DO SEU CAIXÃO (Brasil, CE, 2015)
Josiel é fã de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Tão fã que fará de tudo pra se tornar um cover do Zé. Filme que homenageia o trabalho de José Mojica Marins.

O PRESENTE DE CAMILA (Brasil, MG, 2016)
Estreia. Camila é constantemente mimada pela avó paterna, o que causa ciúmes demasiados em sua mãe. Um dia, a mãe resolve dar fim a um presente indesejado.

BOM DIA, CARLOS (Brasil, SC, 2015)
Carlos se vê perturbado por uma potente inquietude. Já seu analista está obcecado pela ideia de que deve eliminá-lo para salvar sua ilha, Florianópolis. Existe, nessa relação tensa entre mar e ilha, uma oposição entre civilização e destruição, forma e informe, cultura e caos unidos em um carinhoso e escatológico tributo a Carlos Reichenbach, Lucio Fulci e Andrzej Zulawski.

-------------------------------------------------------------------------------------

TRAILERS:

Condado Macabro

A Casa dos Maus Espíritos (House on Haunted Hill)

Banho de Sangue (A Bay of Blood)

A Noite dos Arrepios (Night of the Creeps)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo

Ivonete Melo