Encontro de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco acontece na segunda de Carnaval

Foto: Jan Ribeiro / Pref. de Olinda
Cerca de 40 grupos de baque solto participarão da apresentação, que acontece
 já há 26 anos
A tradição e a magia do maracatu encantam gerações há décadas. Foi pensando nesse potencial que o Mestre Salustiano criou, há 26 anos, o Encontro de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, que acontece anualmente nas segundas-feiras de Carnaval. Em 2016, o legado segue firme, perpetuado pelos descendentes de Salu. O 26º Encontro acontece gratuitamente na próxima segunda-feira (08/02), na Praça Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara.

De acordo com Pedro Salustiano, organizador do evento, participarão da edição 2016 cerca de 40 grupos oriundos da Zona da Mata pernambucana. O momento proporciona uma verdadeira imersão na cultura popular, remontando as raízes culturais do estado. “O grupos partem da Casa da Rabeca e seguem em desfile até a praça Ilumiara Zumbi, onde se apresentam por várias horas”, comenta ele, que é um dos filhos do Mestre Salu. O espetáculo tem início às 8h.


Conforme mandam os costumes, os grupos são todos de maracatu de baque solto, vertente do ritmo que é própria da zona rural. As apresentações, portanto, refletem mais do que um estilo musical, mas a própria cultura e a vida do pernambucano interiorano, emanadas na forma de som. “Queremos mostrar, principalmente para as novas gerações, que nossas tradições continuam vivas e bem atuantes. Essa é uma bandeira que defenderemos sempre”, ressalta Pedro.

MESCLADO – Além do Encontro de Maracatus, acontecerá também na Cidade Tabajara o 12º Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca, festa que animará a folia de Momo na região. No domingo (07) e na segunda-feira (08), o espaço ficará aberto gratuitamente das 9h às 18h, com programação carnavalesca intensa para foliões de todos os gostos.

Materializando a multiculturalidade do Carnaval pernambucano, a Casa da Rabeca vai reunir grupos diversos de maracatu de baques virado e solto e de cavalo marinho, além de caboclinhos, orquestras de frevo e passistas, que se apresentam ao longo dos dois dias. O resultado é uma folia diversificada e plural, tal como a cultura de Pernambuco.
 
O espaço conta ainda com infraestrutura completa para o público, com estacionamento próprio e bar com comidas e bebidas, tornando-se, portanto, um polo alternativo para a folia em Olinda. O Carnaval Mesclado e o Encontro de Maracatus de Baque Solto têm patrocínio da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco.

Serviço:
26º Encontro de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco
Quando: 08 de fevereiro de 2016, segunda de Carnaval
Onde: Praça Ilumiara Zumbi, Cidade Tabajara – Olinda/PE
Horário: a partir das 8h
Apresentação gratuita.

12º Carnaval Mesclado
Quando: 07 e 08 de fevereiro de 2016, domingo e segunda de Carnaval
Onde: Casa da Rabeca do Brasil (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)
Horário: 9h às 18
Entrada Gratuita.

Mais informações: 3371.8197

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife