Virtuosi abre série Vicente Fittipaldi no Teatro de Santa Isabel

A partir desta quinta (17) até o domingo (20), o Virtuosi passa a realizar os concertos de sua décima oitava edição no Teatro de Santa Isabel, no Recife, com entrada gratuita ao público.
A Série Vicente Fittipaldi abriga as principais apresentações do festival sempre às 20h, da quinta ao sábado, e em uma sessão dupla no domingo às 17h e 18h. Quem abre a programação no teatro é o grupo norte-americano The Harlem Quartet, originalmente formado pelos vencedores do Sphinx Competition para instrumentistas de cordas negros e latinos. O quarteto venceu o Grammy em 2013 com o CD “Mozart goes dancing” e vem ao Recife pela primeira vez. Elogiado por “trazer uma nova atitude para a música clássica”, desde a sua estreia pública em 2006 no Carnegie Hall, o conjunto já se apresentou em vários países e ainda fez uma performance para o presidente Barack Obama na Casa Branca.
Na sexta-feira (18) às 20h, a Orquestra Virtuosi se apresentará sob a regência do Maestro Rafael Garcia tendo como solistas o violinista Benjamin Sung, o violista Rafael Altino, o violoncelista Leonardo Altino, e Catalin Rotaru. Será apresentada na ocasião pela primeira vez no Brasil a obra "Armoriatika" para viola, cello e cordas. A obra foi encomendada pelo festival Virtuosi e é de autoria do compositor paraibano Eli-Eri Moura em homenagem aos 45 anos da música armorial. O título faz referência ao Movimento Armorial, que nos anos de 1970 levou para as salas de concerto os instrumentos típicos e a música tradicional dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além deste concerto, a orquestra vai executar obras de Astor Piazzola, Joseph Haydn e Frank Proto.
O grupo francês Quatuor Caliente celebra seus 15 anos de atividade no sábado (19) com o programa "Conexão Buenos Aires". A história do grupo começou no ano 2000 quando quatro jovens músicos apaixonados pelo Novo Tango se reuniram. Rapidamente, o grupo começou a se apresentar na França e no exterior. Vencedor do Piazzolla Music Award em Milão, o grupo já tem três CDs, gravados para o selo Aeon / Harmonia Mundi. O programa “Conexão Buenos Aires” inclui obras de Piazzolla, Gismonti, Villa-Lobos , Saluzzi, Plaza e Scarpino. O Quatuor Caliente vem ao Recife com o apoio do Consulado Geral da França. 
O festival se despede do Recife no domingo (20) às 18h com o recital da pianista armênia Marianna Shirinyan. Como “Steinway Artist” e vencedora de cinco prêmios no ARD International Music Competition em Munique, Marianna desenvolve uma grande carreira internacional. É artista convidada de muitos festivais, entre eles Schleswig-Holstein, Schwetzinger Festspiele e MDR Summer Music Festival, entre outros. É considerada uma das pianistas mais importantes de seu tempo e é solista das orquestras de Oslo, Helsinki, Copenhagen, Tapiola, Göteborg e Norrköping. Desde 2014 Marianna é professora do Norwegian Music Academy em Oslo.
Logo em seguida, às 19h, o VIRTUOSI se despede com o recital da violinista inglesa Priya Mitchell ao lado da pianista Marianna Shirinyan. A violinista Priya Mitchell estudou com Zachar Bron na Alemanha. Foi solista de várias orquestras tais como Filarmônica Russa, BBC Philharmonic, Sinfonia Varsova, Symphony Hall Birmingham, Orquestra Sinfônica da BBC. É diretora do Oxford Chamber Music Festival, Inglaterra. Priya Mitchell toca um violino Ballestieri da década de 1760, generosamente emprestado a ela por uma família europeia.
O XVIII Virtuosi conta com patrocínio do BNDES, CHESF, STN, Excelsior Seguros, incentivo da Prefeitura Municipal do Recife e apoio do Consulado Americano, Consulado da França, FUNJOPE, Museu dos Três Pandeiros, CEPE, Livraria Cultura, UFPB, Dragão do Mar e Dorisol Grand Hotel Recife.
Serviço:
XVIII Virtuosi
Teatro de Santa Isabel – Praça da República, s/n – Santo Antônio
Gratuito
Mais informações: www.virtuosi.com.br
17 de dezembro | 20h
THE HARLEM QUARTET
18 de dezembro | 20h
ORQUESTRA VIRTUOSI
RAFAEL GARCIA, regente
Solistas: BENJAMIN SUNG, violino; LEONARDO ALTINO, cello e VICTOR ASUNCION, piano
19 de dezembro | 20h
QUATUOR CALIENTE - "CONEXÃO BUENOS AIRES"
20 de dezembro | 20h
MARIANNA SCHRINYAN, piano
20 de dezembro | 18h
PRIYA MITCHELL, violino
MARIANNA SHIRINYAN, piano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife