Brincadeiras de Natal tomam conta da Avenida Rio Branco nesta sexta (18)

Foto: Marcos Pastich
Banda Sinfônica do Recife e os homenageados do Ciclo Natalino são algumas das atrações que abrem o festejo no Bairro do Recife

Pastoris, reisados, cavalos marinhos, ciranda. As expressões culturais pernambucanas se encontram nesta sexta-feira (18) na Avenida Rio Branco, bairro do Recife, para a primeira noite do Brincadeiras de Natal. A festa começa às 18h e faz parte da programação do Ciclo Natalino 2015, promovido pela Prefeitura do Recife, através das secretarias de Cultura, Turismo e Lazer e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. A noite ainda conta com a apresentação da Banda Sinfônica da Cidade do Recife.

A noite começa com a apresentação dos tradicionais pastoris, que saem em cortejo da Praça do Arsenal acompanhados por Mendes e Sua Orquestra com destino à Rio Branco.Logo após, às 18h30, a Banda Sinfônica do Recife apresenta o Concerto Natalino, sob a regência do maestro Neneu Liberalquino. No repertório, peças como “Jesus Cristo, alegria dos homens”, do compositor alemão Johann Sebastian Bach, um medley intitulado “Uma celebração de Natal”, e ainda uma versão de “Bom Natal”, arranjada especialmente pelo Maestro Forró.


O Pastoril Giselly Andrade lança às 19h20, o seu CD no palco montado na avenida. Na sequência se apresentam os homenageados do Ciclo Natalino deste ano: o Cavalo Marinho Boi Matuto às 20h, trazendo todo o legado cultural deixado pelo Mestre Salustiano; e o Mestre Cirandeiro João da Guabiraba e sua Ciranda Mimosa, às 20h30, convidando o público a entrar no ritmo pulsante da ciranda.

DECORAÇÃO - Além de conferir a riqueza da cultura nordestina, o público que for à Avenida Rio Branco poderá ainda apreciar a decoração especialmente criada pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, para o ciclo. No início da alameda, uma Árvore de Natal com 14 metros de altura dá às boas vindas abrindo o caminho para que adultos e crianças mergulhem num corredor iluminado.

A estrutura é composta por uma cortina de luz branca, formada por 7.650 metros lineares de cordão luminoso e 1.026 metros lineares de mangueira LED. As árvores que ficam ao longo da avenida também receberam uma decoração especial, com a instalação de 50 refletores de luz verde, realçando a beleza das copas. Do outro lado da Avenida um Presépio em tamanho natural, representando o nascimento de Jesus, completa a ambientação.

A festa na Avenida Rio Branco prossegue no sábado (19) e domingo (20), a partir das 17h. Confira abaixo a programação de abertura do Brincadeiras de Natal:

Dia 18 de dezembro, sexta-feira.
18h - Cortejo de Pastoris (saindo da Praça do Arsenal)
Mendes e Sua Orquestra e Cortejo de Pastoris:
- Pastoril Angel de Brasília Teimosa
- Pastoril Lindas Ciganas
- Pastoril Jardim da Alegria
- Pastoril Menino Jesus da Vovó Bibia
- Pastoril Luz do Amanhecer
- Pastoril Estrelando no Passo
- Pastoril Estrela de Belém
- Pastoril Aurora Boreal
- Pastoril Tia Marisa
- Pastoril Estrela Guia do Cabo

18h30
- Concerto Natalino da Banda Sinfônica do Recife
19h20
- Pastoril Giselly Andrade
20h
- Cavalo Marinho Boi Matuto
20h30
- Ciranda Mimosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo