O musical "Presente de Vô" em duas apresentações no Teatro de Santa Isabel

Aclamada companhia mineira de teatro, a Ponto de Partida, chega ao Recife nos
dias 28 e 29 deste mês.

Comemorando seus 35 anos, o grupo mineiro Ponto de Partida, um dos mais renomados do Brasil, chega ao Recife junto com o coro Meninos de Araçuaí, do Vale do Jequitinhonha, para apresentar o musical "Presente de Vô", com o patrocínio da Vivo. Um espetáculo para toda família, que convida o público para uma visita ao quarto de infância que existe na memória de todos. Serão duas únicas apresentações, dias 28 (sábado), às 20h30, e 29 de novembro (domingo), às 18h30, no Teatro de Santa Isabel.

A montagem é composta por 50 artistas em 1h20 de espetáculo, com o repertório assinado pelo grupo Pau Brasil, numa mistura de cirandas, guaranis, cantigas de ninar africanas, batuques aprendidos com avós do Vale do Jequitinhonha; aleluias misturadas a vozes indígenas, Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento; canções do folclore português - ou recolhidas nas andanças antropológicas de Mário de Andrade - e músicas compostas originalmente para a trilha sonora de uma história fantasiosa que nos faz olhar, com um carinho muito especial, para a nossa herança. A preparação vocal é assinada por Babaya.

A encenação dispensa os grandes cenários, efeitos especiais e maquinarias para dar lugar ao faz de conta. Assim, constrói-se basicamente com panos que ora são noivas, arco-íris, recordações e também com singelos elementos de infância. Os figurinos visitaram os baús dos avós para deles acordar rendas, tecidos, crochês e modelagens. A luz dá um tom mágico à obra, levando o público sempre a um lugar onde tudo é possível.

Com uma formação de teclado, violão, sopro e bateria, a música é toda executada ao vivo, com arranjos poderosos e uma trilha incidental que deixa tudo muito mais divertido.

HISTÓRIA - A história de "Presente de Vô" se passa no “país secreto onde moram os meninos". Lá existe a oficina fantástica do velho Cambeva, um restaurador de sonhos e lembranças, onde um Realejo espera ser consertado. Enquanto isso, Temporina, uma doce senhorinha, parte em busca das recordações de sua infância, e a pequena Deolinda, a neta do restaurador, ao lado de Tuzébio, seu ajudante desajeitado, tentam descobrir qual é o "Presente de Vô" que ela ganhará no seu aniversário.

Além da Oficina de Cambeva, o universo fantástico é habitado pelas Sonhambulantes, três divertidas irmãs que sofrem da doença (ou do dom) de viver no sonho; Zalém e Calunga, nativos do Parasempre, andam pelo mundo a recolher e catalogar lembranças e há também a Maria Metade e seus Meninos encantados, que são e sempre serão crianças, pois habitam as histórias.

Foi assim que o Ponto de Partida e os Meninos de Araçuaí escolheram celebrar 15 anos de sua parceria: entregando às novas e futuras gerações um legado que lhes pertence e determina e que só pode ser passado de avô para neto através de uma trilha invisível que apenas o afeto sabe percorrer... ou a fantasia! As músicas, então, alinhavam uma trama com personagens que vivem situações absurdas e divertidas acerca da perda ou do resgate das lembranças e dos sonhos.


Serviço:
Presente de Vô, da cia Ponto de Partida, de Barbacena (MG)
28 e 29 de novembro – Únicas Apresentações
Sábado, às 20h30 | Domingo, às 18h30
Teatro Santa Isabel (Praça da República s/n – Santo Antônio
Informações: 3355-3322 | 3355-3324
Ingressos: R$ 10 (inteira) | R$ 5 (meia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente