IRB lança O Oitocentos Brasileiro na Coleção Ricardo Brennand

Foto: divulgação
A obra é uma coletânea dos pintores e gravuristas que retrataram as paisagens 
recifenses no século 19

Para celebrar seu 13° aniversário, o Instituto Ricardo Brennand lança nesta quarta-feira (30) o livro O Oitocentos Brasileiro na Coleção Ricardo Brennand. Com assinatura de José Roberto Teixeira Leite e organização editorial do historiador Leonardo Dantas Silva, o catálogo será lançado às 19h, no foyer da instituição. Às 18h, no auditório do museu,Teixeira Leite e Dantas abrem o evento com palestra, onde irão conversar sobre o processo de produção da obra.
 
Com 420 imagens distribuídas em 288 páginas, o livro reúne todos os artistas do século 19 que retrataram as paisagens de Recife, sendo 42 pintores e 154 gravadores, que estão expostos na instituição. Uma coletânea garimpada ao longo de doze anos por Ricardo Brennand em busca de obras para o centro cultural.
 
Após cinco anos para ser finalizado, coube ao historiador e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite escrever sobre a importância de cada uma das obras então adquiridas pelo colecionador e que agora aparece reunido no catálogo, como Emil Bauch, Luís Schlappriz e Luís Adam Cornell Krauss, entre outros.

Segundo Leonardo Dantas, responsável pela editoração e conselheiro do IRB, as obras catalogadas no livro começaram a pertencer à então coleção particular do empresário Ricardo Brennand ainda em novembro de 2000, quando o industrial encontrava-se empenhado em reunir obras do pintor holandês Frans Post (1612-1680) e descobriu que a Sociedade de Cultura Inglesa do Rio de Janeiro possuía dois exemplares do artista: Casa de Fazenda e engenho (Pernambuco) e Aldeia e capela com varanda (Pernambuco).
 
O episódio tem importância significativa para a coleção do Instituto Ricardo Brennand.  “Essa história veio dar lugar a um notável episódio da História das Artes no Brasil”, pontua Dantas. “Por causa destas duas telas de Frans Postambas datadas de 1660, todo o acervo reunido ao longo da vida pelo colecionador Sir Henry Joseph Lynch (1878-1958), fundador da Sociedade de Cultura Inglesa do Rio de Janeiro foi comprado pelo Ricardo Brennand”, lembra. Assim, vieram para Pernambuco 95 quadros produzidos no século XIX por dezoito artistas brasileiros e estrangeiros que podem ser conferidos no catálogo.

Prêmio - neste setembro último, além do aniversário, o Instituto Ricardo Brennand teve mais um motivo para comemorar. Pelo segundo ano consecutivo o centro cultural foi reconhecido pelo prêmio Travelers’ Choice Museums, do TripAdvisor®, maior site de viagens do mundo, como o melhor museu da América do Sul e 19° museu do mundo.

O Travelers' Choice Museums 2015 reconheceu os melhores museus do mundo de acordo com a opinião de milhões de usuários mensais do site. No total, são 591 ganhadores, incluindo os 25 melhores do mundo e listas para a Ásia, Canadá, Europa, Índia, América do Sul, Pacífico Sul, Inglaterra e Estados Unidos. Outro museu que recebeu boa colocação foi o Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, que levou a segunda colocação nacional e a 20° posição mundial.

Para o idealizador do Instituto Ricardo Brennand, o industrial Ricardo Brennand, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho dos que fazem a instituição. “É de suma importância receber um prêmio do maior site de turismo do mundo e uma enorme gratidão ser considerado pela opinião do público o melhor museu da América do Sul, inserindo um museu do Nordeste do Brasil em um patamar internacional. Esse sonho foi possível pelo apoio que obtive de minha família, meus amigos, minha equipe e minha gente”, afirma Brennand.

Serviço:
Lançamento de livro “O Oitocentos Brasileiro na Coleção Ricardo Brennand
Instituto Ricardo Brennand - Rua Mário Campelo, 700 – Várzea
30 de setembro a partir das 18h
$200 (à venda na livraria do IRB)
Informações: (81) 2121.0365 / 2121.0354


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo