Orquestra Sinfônica do Recife comemora 85 anos de atividades


Fotos: Inaldo Menezes / Arquivo PCR

Comemorando 85 anos de atividades a Orquestra Sinfônica do Recife fará um concerto especial na próxima quarta-feira, 29, a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel. Composições exclusivas, clássicos da música erudita e homenagens fazem parte da programação da noite, que tem entrada franca ao público.

Composta especialmente para essa comemoração de 85 anos, a “Abertura – OSR 85” para grandes orquestras Opus 124, foi criada pelo maestro Marlos Nobre para abrir essa apresentação. A peça mistura instrumentos clássicos com acordes tipicamente pernambucanos, como a batida do maracatu e os metais do frevo.

Outro destaque da noite será a homenagem a um dos maestros mais queridos dos músicos da orquestra, Guedes Peixoto. Ele entrou na OSR na década de 60 chegando a ser primeiro trompista. Em 1975 passou a ocupar o cargo de regente a convite, do então, secretário de Cultura Ariano Suassuna, função que desenvolveu até 1984. Conhecido por ser um maestro perfeccionista, coube à Guedes Peixoto levar também a música popular para os concertos oficiais da OSR.

A programação musical do concerto conta ainda com a execução da Rapsódia Húngara, do alemão David Popper, que terá como solista o primeiro violoncelista da OSR, Leonardo Guedes, e a composição Kol Nidrei para violoncelo e orquestra, de Max Bruch. Fechando a noite com chave de ouro, a Quarta Sinfonia de Tchaikovsky, de 1877, composta num período emocional bem conturbado na vida do autor.

O 5º Concerto Oficial da Temporada 2015 da Orquestra Sinfônica do Recife tem entrada franca ao público, que deve tirar o seu ingresso na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, no dia da apresentação, a partir das 19h.

Serviço:
Comemoração dos 85 anos da Orquestra Sinfônica do Recife
Quando: 29 de julho
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel
Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio, Recife.
Ingressos gratuitos: a partir das 19h, na bilheteria do Teatro.
Informações: 3355.3322 / 3323        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua