Pré-lançamento de catálogo de José Cláudio, na H. Stern - Shopping Recife


Foto - Divulgação
Mostra do artista plástico pernambucano José Cláudio ganha catálogo. Pré-lançamento exclusivo acontecerá na terça-feira (31/03), às 19h, na joalheria H.Stern, no Shopping Recife. Evento contará com 2 estudos emblemáticos das décadas de 60 e 70 e um painel da década de 80 pintados pelo artista, que fazem parte da coleção particular de Armando Garrido.

Na ocasião haverá um colóquio sobre o processo criativo do artista e a importância dos estudos para concepção da obra, entre José Cláudio e o público. O bate papo será mediado por Aluizio Camara, importante historiador e museólogo do estado. Aluizio estudou museologia na Escola do Louvre e cursou estética da arte na Universidade de Paris-Sourbonne.

O catálogo é  resultado da mostra O Percurso do Olhar de José Cláudio na coleção Armando Garrido, em cartaz no Barchef, em Casa Forte, até (12/04). Segundo José Cláudio, essa foi sua melhor exposição, onde o mesmo conseguiu fazer uma retrospectiva emocionante de toda sua carreira. O livro conta com fotos de Danilo Galvão e André Martins, textos e depoimentos de Armando Garrido, do curador da mostra Aluizio Camara e do próprio José Cláudio.

Nascido em Ipojuca, José Cláudio é um dos grandes nomes das artes plásticas do Brasil. Desenvolveu trabalhos em diversos países. Trabalhou com Di Cavalcanti e Junto com Abelardo da Hora, Gilvan Samico e outros artistas fundou o Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR).
Sua arte, tem forte inspiração regional com uso de colorido intenso e uma pincelada livre que demonstra uma simplificação formal. Foram algumas dessas características que fizeram há 12 anos Armando Garrido se apaixonar pelo trabalho de José Cláudio. E a partir daí colecionar, organizar e garimpar obras e desenhos que foram montados em uma mostra única, que culminou em um catálogo inédito com enfoque especial para os estudos.
O lançamento oficial do catálogo acontecerá dia 07 de abril, no Barchef, em Casa Forte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo