MOV oferece etapa educativa gratuita com oficinas e mesas de debates



I Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro no São Luiz

O MOV I Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 30 (domingo), para as oficinas gratuitas “Direção para stop motion”, ministrada pela premiada Nara Normande, e “Elaboração de projetos: financiando sua ideia“, com a jovem produtora Thaís Vidal.

Focado na produção universitária, o MOV também irá oferecer gratuitamente as mesas de discussão “Cinema e política”, organizada pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtamestragistas e Associação Pernambucana de Cineastas (ABD-Apeci-PE), e “Cinema e educação: olhar faz poesia”, voltada para o ensino de cinema nas escolas, com Jane Pinheiro.

Ela é professora de artes visuais e de fotografia, cinema e vídeo no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutoranda em antropologia pela PUC-SP (bolsista Capes-Prosup), com tese sobre audiovisuais produzidos por adolescentes no Recife do século XXI.q2

OFICINAS NO PORTOMÍDIA

Direção para stop motion, com Nara Normande

Nara Normande ganhou mais de 20 prêmios com seu primeiro filme, a animação em stop motion “Dia estrelado” (2011/17min). Seu segundo filme, “Sem coração” (2014/ 25min), co-dirigido pelo cineasta Tião, foi premiado com o Prix Illy du Court Métrage na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Entre 2010 e 2014, foi diretora artística e curadora do Festival Internacional de Animação de Pernambuco (Animage). Está agora na produção de seu terceiro filme, “Guaxuma”, uma animação de técnicas mistas.
A oficina abordará o papel do diretor dentro da animação stop motion, da criação de personagens à finalização. Os alunos também aprenderão técnicas de filmagem em stop motion. Será entre os dias 9 (3ª) e 12 (6ª) de dezembro, sempre das 14h às 18h, no PortoMídia, no Bairro do Recife.
Para se inscreverem, até dia 30 (domingo), os alunos precisam enviar uma carta de intenção (máximo uma lauda) e currículo para o e-mail oficinasmov@gmail.com, com o nome da oficina no assunto. Capacidade: 20 pessoas.

Elaboração de projetos: financiando sua ideia, com Thaís Vidal

Thaís Vidal é jornalista e produtora executiva do MOV. Trabalha com elaboração e execução de projetos desde 2010, nas áreas de cinema, música e fotografia. Em 2013, lançou seu primeiro documentário, “Fora da Ordem”. Neste ano, participou do programa de intercâmbio Recife: The Playable City, que reuniu produtores, artistas e tecnólogos do Recife e Bristol (UK). É fundadora da Ponte Produções, empresa focada em conectar ideias, artistas e lugares. Também compõe, desde 2012, a equipe de produção do festival Janela Internacional de Cinema do Recife.

Durante a oficina, os alunos irão trabalhar na elaboração de um projeto a partir da ideia de um roteiro, nos moldes de um projeto para captar recursos em editais de cultura, a partir de aulas teóricas e práticas. Será entre os dias 9 (3ª) e 11 (5ª) de dezembro, sempre das 9h às 13h, no PortoMídia, no Bairro do Recife.

As inscrições também vão até dia 30 (domingo). Os alunos precisam enviar carta de intenção (máximo uma lauda), currículo e apresentação de um roteiro ou argumento de um filme a ser trabalhado na oficina para o e-mail oficinasmov@gmail.com, com o nome da oficina de interesse no assunto. Capacidade: 12 pessoas.
MESAS DE DISCUSSÃO NO INSTITUTO CERVANTES
Cinema e educação: olhar faz poesia
Dia 11 de dezembro, das 15h às 17h, com a especialista Jane Pinheiro.
Não precisa de inscrição prévia, basta chegar.
Capacidade: 30 pessoas.
Cinema e política
Dia 12 de dezembro, das 15h às 17h, com Associação Brasileira de Documentaristas e Curtamestragistas e Associação Pernambucana de Cineastas (ABD-Apeci-PE).
Não precisa de inscrição prévia, basta chegar.
Capacidade: 30 pessoas.
O Cervantes fica na Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4535, no Derby.

Serviço:
MOV I Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco
Cinema São Luiz
De 9 a 12 de dezembro de 2014
Entrada franca
Etapa educativa
Oficinas
Direção para stop motion, com Nara Normande
De 9 a 12 de dezembro, no PortoMídia. Inscrições: até dia 30
Elaboração de projetos: financiando a sua ideia, com Thaís Vidal
De 9 a 11 de dezembro, no PortoMídia. Inscrições: até dia 30
Mesas de discussão
Cinema e educação: olhar faz poesia
Dia 11 de dezembro, das 15h às 17h, no Cervantes
Cinema e política
Dia 12 de dezembro, das 15h às 17h, no Cervantes

Leia todos os detalhes mais abaixo; antes, conheça o festival:

O MOV
Dezembro será mês de conhecer novos e promissores olhares do cinema internacional, no MOV I Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco, no histórico Cinema São Luiz, no Centro do Recife. Serão quatro dias de exibição – entre os dias 9 (3ª) e 12 (6ª) –, com 35 curtas-metragens, de 15 países, em competição. Serão duas mostras competitivas: uma nacional e outra internacional. A entrada é franca.
Serão oferecidos prêmios para as seguintes categorias: Destaque Pernambucano, Melhor Filme Nacional, Melhor Filme Internacional, Criação de Atmosfera, Construção de Narratividade, Novo Olhar e Jogo Cena, além da possibilidade de menções honrosas, caso o júri considere necessário.

Além disso, a produção trará para o Recife, pela primeira vez, uma mostra especial do Festival Independente l'Alternativa, de Barcelona, na Espanha, que está em sua 21ª edição neste ano, com curadoria da espanhola Patrícia Sanchez. Entre as exibições, estarão, por exemplo, o curta espanhol “Only Solomon Lee”, do diretor Alex Lora. O filme recebeu recentemente o prêmio Gaudí, considerada a maior titulação em cinema da Catalunha.

A ideia do MOV surgiu da vontade de circular a produção estudantil e promover oportunidade de conhecimento e diálogo com trabalhos originados em outros universos e outras culturas. Os idealizadores acreditam que os festivais representam um importante espaço para que estudantes apresentem e aprimorem seus projetos. No Brasil, esse tipo de iniciativa já está consolidada, por exemplo, no Rio de Janeiro (FBCU), em Brasília (FUA), em Aracaju (Sercine) e no Ceará (Noia).

A produção e direção artística do MOV é de Amanda Beça, Txai Ferreira, Vinícius Gouveia (todos graduandos de cinema da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) e de Thaís Vidal, da Ponte Produções, também diretora executiva. Eles assinam a curadoria juntos com Filipe Marcena e André Valença, sob a coordenação de curadoria de Laécio Ricardo. O patrocínio é do Governo do Estado, através do Funcultura Audiovisual, em parceria com o PortoMídia e o Instituto Cervantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril