Artista plástico portador de autismo lança exposição individual



Jackson Santana desenvolve um trabalho sensível e delicado em aquarela sobre papel

O artista plástico Jackson Santana prova que para a concretização de um sonho não há limites e realiza a sua primeira exposição individual a partir do próximo dia 9 de agosto, às 15h30, na Escolinha de Artes do Recife. O artista, diagnosticado com autismo aos seis anos de idade, encontrou nas tintas e papeis a sua forma de se comunicar com o mundo. Com a curadoria da professora de artes visuais Camila Sobreira, Jackson preparou cerca de 20 telas, utilizando a técnica de aquarela sobre papel. A temática escolhida para esta primeira exposição é a cidade do Recife e o carnaval pernambucano e o processo de produção das peças durou seis meses. A mostra ficará aberta para visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 9 de outubro. A Escolinha de Artes do Recife fica localizada na Rua do Cupim, 124, nas Graças.      

Jackson Santana completa 40 anos em outubro. À época do seu diagnóstico pela APAE, a paixão pelas tintas e desenhos já era bastante evidente e passou a ser desenvolvida através da Terapia Ocupacional e das aulas de artes que recebia em casa, com auxílio de professores particulares. Os seus primeiros desenhos mostravam a sua grande memória visual, onde ele reproduzia pessoas e cenas vivenciadas no seu cotidiano, com traços muito fortes, circulares e sem muita preocupação com a proporção no papel.

Aos poucos Jackson foi desenvolvendo a sua identidade artística, aliada ao seu desejo crescente de profissionalização na pintura, que culminou com a transição da tinta à óleo para a aquarela. A mudança proporcionou maior fluidez e delicadeza aos seus desenhos. Os quadros, criados exclusivamente para a exposição em papel A3 e A4, trazem a memória afetiva de Jackson dos lugares por onde ele passou e que lhe são caros, como o Marco Zero do Recife e a igreja que frequenta junto com os familiares; sua personalidade festiva aparece nas representações do carnaval, como o Bumba meu boi e o Homem da Meia Noite. As peças produzidas por Jackson estarão disponíveis para venda durante toda a exposição.  

Serviço: 
Exposição individual de Jackson Santana 
Escolinha de Artes do Recife 
Rua do Cupim, 124, Graças
Abertura 9 de agosto, às 15h30
Visitação até 9 de setembro,  das 9h às 17h
Gratuito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife