Trummer SSA faz Shows no Recife




Foto: Bruno Guerra
Power-trio liderado por Fabio Trummer apresenta seu punk- rock político na Saraiva Rio Mar e no Abril Pro Rock 
A visão afiada de Eduardo Galeano, uruguaio que dissecou a condição histórica e econômica latino-americana em mais de 40 livros, inspira poesia, riffs e batidas no novo projeto musical de Fabio Trummer, o Super Sub América. Detonando melodias simples e em tom de protesto, o grupo se apresenta no Recife pela primeira vez em duas datas em Abril. A primeira em um pocket-show na Saraiva Rio Mar, no dia 24/4 às 19h e a segunda, no dia seguinte (25), na programação do festival Abril Pro Rock.

"Agora para o mundo, América é tão somente os Estados Unidos, e nós quando muito, habitamos uma Sub-América, uma América de segunda classe...", escreveu Galeano. Trummer, por sua vez, reconheceu os antagônicos superpoderes desenvolvidos por essa Sub-América tão violentada, e concedeu-lhe a categoria de Super. Navegando em distorções pelas veias abertas desse continente inusitado, o SSA chega ao Recife depois de surpreender o sudeste com uma musicalidade autoral e inovadora. 

A banda - Fabio Trummer é líder, compositor, vocalista e guitarrista da Eddie, banda referência na música pernambucana há 25 anos. No ano passado, ele bateu à porta dos vizinhos Dieguito Reis (baterista) e Luca Bori (baixista), ambos soteropolitanos e integrantes do grupo Vivendo do Ócio, e convidou-os para uma parceria. “Desde 2012 eu vinha compondo um repertório para fazer um álbum sem a banda Eddie. Como exercício criativo e como uma maneira de ter uma dinâmica de trabalho maior em São Paulo”, conta Trummer. 

A ideia era fazer uma música com poucos elementos, minimalista, com referências de blues, do punk e pós-punk. “Um rock brasileiro autoral e contemporâneo, feito pelo prazer de compor, arranjar e tocar juntos”, diz Trummer. Em agosto de 2013 estava formado um power-trio que vem mesclando sotaques e vivências de duas gerações para cantar a América do Sul e suas singularidades. Um punk-rock político e cheio de atitude.

De volta à garagem, o SSA ensaiou durante setembro e outubro,  cuidou dos arranjos e gravou em novembro do mesmo ano. Em janeiro de 2014 o álbum estava pronto. Sem selo, sem gravadora e sem lei de incentivo a cultura, como faziam os roqueiros de antigamente.  “Decidimos nos basear na atitude dos movimentos culturais das décadas de 1970 e 1980 e na atmosfera de insatisfação e incredibilidade nas questões políticas e sociais”, diz Trummer. Brotaram crônicas das ruas, melodias tortas e canções de protesto. Um punk-rock de meia idade, com o know-how de 25 anos de estrada. Uma porrada de liberdade criativa e identidade própria. Salve a América do Sul!

Serviço:
Pocket-show com Trummer SSA (Super Sub America)
Saraiva Megastore – Shopping Rio Mar
Quinta – 24 de abril – 19h
Entrada franca


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife