Cine PE completa 18 anos e traz novidades

O Cine PE, Festival do Audiovisual, acontece de 26 de abril a 2 de maio. A programação das mostras competitivas é formada pelas Mostra de Curtas-Metragens Pernambucanos-Mostra Pernambuco; Mostra Nacional de Curtas-Metragens-Mostra Curta Brasil; Mostra Nacional de Documentários-Doc Cine PE; e Mostra Internacional de Cinema do Recife. O evento, que segue para sua 18ª edição, ocorre, como de praxe, no recém-reformado Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Este ano, o festival homenageia com o troféu Calunga a atriz de cinema, TV e teatro Laura Cardoso e o ator, ator, diretor e crítico de cinema brasileiro José Wilker (in memoria), ambos com presenças confirmadas no evento. Laura Cardoso, 85 anos, com 29 filmes no currículo, foi premiada há 13 anos no festival, como melhor atriz pelo longa Através da janela. O vetereno José Wilker, 66 anos, que esteve no Cine PE no ano passado com o longa-metragem Giovanni Improtta, tem 69 filmes no currículo. Além deles, o filme Deus e o Diabo na Terra do Sol do cineasta brasileiro Glauber Rocha também será homenageado pelos 50 anos de existência. O filme foi lançado às vésperas do golpe militar e logo em seguida inscrito como concorrente à “Palma de Ouro” de Cannes e fala sobre acontecimentos ocorridos entre março e maio de 1964. O Cine PE fará uma exibição da cópia restaurada do filme. As homenagens serão feitas na noite de encerramento do festival, marcada para 2 de maio.

INTERNACIONALIZAÇÃO Entre as novidades da 18ª edição do evento, a abertura à participação de longas-metragens de outros países e uma programação competitiva segmentada.


A programação completa está no site www.cine-pe.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife