Passeio desvenda história dos bairros de Água Fria, Bomba do Hemetério e Beberibe

Os tradicionais bairros de Água Fria, Bomba do Hemetério e Beberibe contam muito mais sobre a história do Recife do que seus moradores e turistas podem imaginar. É justamente para difundir a cultura e importância histórica dessas comunidades que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, irá promover uma edição do passeio de sensibilização turística tendo essa área da Zona Norte da cidade como tema.

O passeio tem saída às 14h da Praça do Arsenal. A primeira parada será na igreja Matriz de Água Fria, dedicada a Santo Antônio, que abriga a grande festa no mês de junho. Em seguida, o grupo passará sede do clube “Os Irresponsáveis” e seguirá para o Fundão, onde conhecerão a “Barriguda”, um dos Baobás mais famosos da cidade.

Partindo para Beberibe, a segunda parada será na Praça da Convenção, onde, na revolução de 1821 foi decretada a independência de Pernambuco, e que em 1848 foi cenário de momentos importantes durante a Revolução Praieira. Os participantes terão a oportunidade de observar o comércio popular, o monumento à Convenção de Beberibe, de Abelardo da Hora, e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em estilo eclético.

Em Água Fria, haverá a visita à sede dos Caboclinhos Sete Flechas; e seguindo pela Estrada Velha, rumo à Bomba do Hemetério, será feita uma parada na sede do Maracatu Raízes de Pai Adão e o Sítio de Pai Adão. Por fim, o próximo ponto será a sede da Gigante do Samba, escola hexacampeã do carnaval do Recife.

Mais do que conhecer pontos históricos e turísticos, os participantes receberão informações sobre diversos atrativos do local para que, em outras ocasiões, possam voltar a esses bairros e aproveitar os estabelecimentos gastronômicos, ensaios de agremiações, feiras e outros eventos cotidianos da cidade.

O circuito Água Fria, Bomba do Hemetério e Beberibe será realizado nos dias 1° e 08 de fevereiro, com saída às 14 horas da Praça do Arsenal. As inscrições devem ser feitas nas sextas-feiras que antecedem os passeios (31 de janeiro e 07 de fevereiro), a partir das 8h, pelo telefone 3355-8605. Pede-se 1 kg de alimento não perecível. O passeio é gratuito e as vagas são limitadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife