Meu bairro... Moro aqui: Jordão

Vista do Jordão Alto
Texto e fotos: Gianfrancesco Mello

Jordão

O mangue que se banha no Capibaribe, a cidade das pontes e do rio majestoso, dos mercados públicos, do vuco-vuco nas ruas e do mar salgado. Recife é do tamanho do mundo e seus bairros representam um cotidiano sempre agitado. No Jordão não é diferente. Localizado na Zona Sul da cidade, fazendo parte da 6ª Região Político-Administrativa da capital pernambucana, o bairro se encontra com o Ibura, a Cohab e o bairro de Boa Viagem, além de – ao sul – limitar-se com o município de Jaboatão dos Guararapes. Tendo no significado do seu nome Rio que desce (por causa do Rio Jordão), de origem hebraica, a história da localidade mostra ousadia, espírito competitivo e originalidade.

Nossas guias Guel Araguacy e Wanda Jandy
Para nos guiar e explicar a origem do bairro, convidamos a moradora e titular da regional de uma das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), Guel Araguacy, que reside na região há 52 anos. Segundo Guel, quando a família dela chegou ao Jordão, só existiam doze casas e o resto era formado por mata ainda não explorada. “Eu vim morar aqui no ano de 1961. Acompanhei o desenvolvimento do bairro desde o início e, quando chegamos à localidade, tudo era resolvido pelo *Serviço Social Contra o Mocambo. Com o tempo, as pessoas foram invadindo a região até se tornar o que é hoje”, explica.


Rua Alberto Lundgren
Academia da Cidade do Jordão
Ainda de acordo com Guel Araguacy, o nome Jordão já existia desde antes de as famílias aportarem no bairro. “Antes, fazíamos muitas comemorações nos períodos festivos como, por exemplo, no Carnaval e no São João. O Urso Branco do Jordão ainda resiste, mesmo com todas as dificuldades. Com o tempo, por causa da criminalidade, tivemos que finalizar essas festividades. Não temos mais segurança em fazer nada por aqui. Temos a Casa de Shows do Jordão, na Avenida Maria Irene, além da Academia da Cidade do Jordão e a Praça Presidente Kennedy (Jordão Alto). Tirando isso, ou fazemos festas nas nossas próprias casas ou temos que procurar diversão em outros bairros.”

Feira Livre do Jordão
A moradora Wanda Jandy, que é amiga de Guel, diz que as divisões do bairro foram feitas pelo Serviço Social Contra o Mocambo. “Atualmente, temos o Jordão Baixo e o Jordão Alto por causa dos morros, além do Alto da Bela Vista, do Alto da Jaqueira, do Residencial Primavera e do Jardim Jordão, que também faz parte de Jaboatão dos Guararapes”, frisa.

Durante o nosso tour pelo bairro, ainda conhecemos o Mercado Público do Jordão. Trata-se do mais novo dos mercados do Recife. Foi inaugurado no dia 26 de setembro de 1998. São 167 compartimentos e, assim como a feira livre do Jordão, localiza-se na Rua Alberto Lundgren. Por fim, depois de vislumbrar as paisagens do Jordão Alto, paramos na Base Aérea do Recife. O local foi criado no dia 24 de julho de 1941 tendo a 2ª Guerra Mundial como pano de fundo. Isso porque nos primeiros anos, o governo brasileiro temia uma possível invasão no Nordeste do Brasil, tendo em vista os sucessos dos exércitos alemão e italiano no Norte da África. Além disso, Dakar, o ponto mais próximo do Brasil na África, era controlada pelo governo francês de Vichy, colaboracionista do governo nazista. Por esse motivo, foi criada a base, que serve como estratégia brasileira para compromissos oficiais. E assim, despedimo-nos do Jordão. Local de gente que ama o Recife e chama seu pedaço de chão de bairro. Canto bom de se viver, apesar dos pesares da dura metrópole.

Base Aérea do Recife
·         O Serviço Social Contra o Mocambo ficou popularmente conhecido em 1945. O fato é que essa iniciativa, antes intitulada Liga Contra o Mocambo, virou símbolo de Agamenon Magalhães no imaginário popular. Este constitui um dos principais capítulos da ação doutrinária, política e administrativa durante o período “agamenônico”. Depois do reconhecimento de terreno nos finais de 1937 e 1938, a Liga Social Contra o Mocambo foi criada, oficialmente, no dia 12 de julho de 1939. 

Avenida Maria Irene
Jovens praticam esportes na Academia da Cidade do bairro
Casa de shows do Jordão
Mercado Público do Jordão
Praça Presidente Kennedy, no Jordão Alto

Comentários

  1. Minha mãezinha querida sempre falou de tudo isso. Que interessante. Na época a USAID financiou uns cursos alfabetizantes e minha mãe foi voluntária como professora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

COQUETEL MOLOTOV CELEBRA VINTE ANOS DE FESTIVAL COM LANÇAMENTO DE DOCUMENTÁRIO