Flamenco: uma coletânea de sentimentos

Foto: Juliana Lombardi
Quantos sentimentos o ser humano é capaz de expressar? Se for através da dança, é possível exprimir um pouco dessas sensações com o Flamenco, por exemplo. Originário da região de Andaluzia, na Espanha, o ritmo possui diferentes palos, ou bailes, que podem alegres, tristes e densos. Alguns deles serão apresentados no espetáculo Soneto de Luna Clara, realizado pelo Studio Karina Leiro em parceria com o Instituto Cervantes. O show acontecerá no dia 11 de dezembro, no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), onde 33 alunas de flamenco contarão a história de uma mulher durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39).

Luna (interpretada por Anny Araújo) é uma espanhola da cidade de Sevilla que é apaixonada pela obra do poeta e dramaturgo Federico García Lorca. Ao acompanhar os eventos da vida do artista, preso e depois executado durante a Guerra, Ela passa por sentimentos diversos entre a tristeza, esperança e felicidade. Tudo o que ela sente será representado em doze palos (bailes flamencos): desde a alegre Sevillana, dança folclórica em quatro parte, até a intensa Seguiriya, um baile pausado, solene, com uma música intensa que reflete os relacionamentos humanos, o amor e a morte. Acessórios tradicionais como as castanholas, leques e mantón (um tipo de xale) também não irão faltar nas coreografias.

"O Flamenco é uma dança que fala da historia da vida de cada um de nós, porque fala muito sobre o cotidiano, da vida das alegrias das festas, mostra um pouco das nossas vidas, onde passamos por alegrias, celebrações ou momentos fortes", define Karina Leiro, diretora geral do espetáculo. Com quase vinte anos de carreira, Karina foi professora do curso de flamenco da UFBA e estudou flamenco em Sevilla. Todas as coreografias serão acompanhadas por um grupo de músicos flamencos ao vivo: entre eles Eduardo Bertussi (guitarra flamenca), Tomas Puga (cante) e Elena Diz (cante e percussão), Rodrigo Sestrem (flauta) e Lucas Almeida (violoncelo).

Ordem das apresentações
Soleá de mantón
Sevillana
Tarantos
Instrumental
Soleá por bulería
Seguiriya
Martinete
Tango de Sant'ana
Alegria com castanhola
Tango de leque
Bulería
Juerga

Serviço:
Espetáculo Soneto de Luna Clara
Local: Teatro Luiz Mendonça - Parque Dona Lindu
Hora: 20h
Data: 11/12/13
Valor do ingresso: R$ 20 (valor único)

Locais de venda:
Loja Trocando em Miúdos - Parnamirim: Rua Ferreira Lopes, 129 - Parnamirim - (81) 3269-7766
Espinheiro: Rua Santo Elias, Galeria 367 - Loja 6 - Espinheiro - (81) 3048-1908
Instituto Miguel de Cervantes - Avenida Agamenon Magalhães, 4535 - (81) 3334-0450
Informações: Karina Leiro: (81) 9392-5252

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas