Aliança Francesa Recife promove “Encontro com Camus” para celebrar centenário do escritor

A Aliança Francesa Recife promove nesta sexta-feira (29), às 19h30, o “Encontro com Camus”, em celebração ao centenário do escritor, ensaísta e jornalista argelino Albert Camus. Com foco no romance “O Estrangeiro”, uma das mais expressivas e polêmicas obras do autor, o encontro, aberto ao público e com entrada gratuita, será comandado pelo professor e filósofo Oussama Naouar, no idioma português. A noite ainda reserva um bate-papo sobre o tema. Oportunidade para destrinchar os mistérios eclodidos pelo escritor. O evento será na unidade Derby da Aliança Francesa Recife (Rua Amaro Bezerra, 466).

O Estrangeiro, traduzido para mais de 40 idiomas, faz parte do “ciclo do absurdo”, trilogia composta também por um ensaio (O mito de Sísifo) e uma peça de teatro (Calígula). Nele, o protagonista Mersault vive com indiferença em relação a todos os valores morais. Um homem que bate de frente com o cinismo e o vazio por trás da sociedade como um todo. O Estrangeiro disseca a estupidez das falsas regras morais.

Argelino de Mondovi, Albert Camus conviveu com o colonialismo francês e cresceu em um país castigado pelo subdesenvolvimento. Com genialidade reconhecida, conseguiu penetrar no círculo de intelectuais franceses nas décadas de 1940 e 50. “O Estrangeiro” rendeu ao autor o Prêmio Nobel de Literatura de 1957, o primeiro africano a receber tal reconhecimento.

À frente do encontro, Oussama Naouar é professor Adjunto 1 no Departamento de Letras da UFPE, onde leciona a literatura francesa dos séculos XIX e XX, os métodos de ensino e a língua francesa. O seu trabalho centra-se sobre a recepção e as viagens das ideias, das representações e dos textos, especialmente a questão das influências envolvidas na construção do imaginário. Ele também trabalha com a questão das relações epistemológicas entre a ficção literária e realidade, bem como as funções da literatura a partir da perspectiva do perfeccionismo moral.

Serviço:
Encontro com Camus
Nesta sexta-feira (29), às 19h30
Aliança Francesa do Derby (Rua Amaro Bezerra, 466)
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife