A dança do cotidiano em uma semana de apresentações, oficinas e debates no Recife

Para finalizar a etapa 2013 do projeto de pesquisa “A Dança do Cotidiano”, que mobilizou a Compassos Cia. de Danças durante todo este ano, a companhia realiza desta sexta (29) até 7 de dezembro uma série de ações que vão movimentar os profissionais e estudantes das artes do corpo na capital pernambucana. A abertura do evento acontece nesta sexta (29), no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), na Rua da Aurora, a partir das 19h. Num bate-papo informal, vários artistas em atuação na cidade vão conversar sobre os temas “Dança e Literatura” e “Dança e Memória”, com quatro convidados, artistas reconhecidos da cena local, que darão a sua contribuição à conversa a partir de suas experiências pessoais: Luís Reis, Kiran de Souza, Maria Agrelli (Coletivo Lugar Comum) e Saulo Uchôa. O projeto tem o incentivo do Funcultura. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, mas é necessário se inscrever antecipadamente.

A programação, que também conta com o apoio do MAMAM, Coletivo Lugar Comum, Casa Mecane e Cia Etc, terá ainda três oficinas: “A Dança e o Cotidiano”, que será ministrada pelo diretor da Compassos e coreógrafo Raimundo Branco; “Corpo Cênico, Movimento e Autoimagem”, ministrada pelo bailarino Kiran de Souza e “Corpo, Som, Ruído e Silêncio”, por Marcelo Sena, bailarino e diretor da Cia Etc. As inscrições estão abertas até esta quinta (28). Informações pelos telefones (81) 4101-1640 ou (81) 9212-9791. No dia 7 de dezembro, o encerramento das ações acontece na Rua da Alfândega, às 16h, com vários grupos e artistas convidados num Seminário Apresentação, com trocas regadas a vinho e café e muita dança ao ar livre.


O programa está integrado à pesquisa que a Compassos Cia. de Danças vem realizando ao longo dos últimos sete anos, em torno do que foi nomeado pela companhia de dança do cotidiano. Além da continuidade dos estudos da dança e suas possíveis interfaces com outras áreas do conhecimento, o que tem sido uma constante no trabalho de pesquisa desenvolvido pela Compassos ao longo de seus quase 25 anos de existência. Artes Visuais, Literatura, Teatro, Música, Filosofia, Cinema, servem como sêmen para a gestação e nascimento de suas criações, exprimindo o ser humano e suas idiossincrasias.
Para desenvolver seus projetos criativos, a Compassos Cia. de Danças, fundada em 1990 pelo diretor Raimundo Branco, estimula o diálogo com a dança do cotidiano no germe de suas ações. Aliada a técnicas de balé clássico, dança contemporânea, à capoeira e ao teatro, a movimentação é resultado das observações de gestos banais e ações aparentemente corriqueiras, como arrumar a casa, lavar as mãos e varrer o assoalho, recheados de memórias familiares, transformando comportamentos habituais em poesia dançada.
  
OFICINAS

OFICINA: DANÇA DO COTIDIANO
Ministrante: Raimundo Branco
Período: 30 de novembro e 01 de dezembro de 2013
Horário: 15 às 18 h.
Local: R. da Alfândega (ponto de encontro no Espaço Compassos Cia de Danças - Rua da Moeda, nº 93, 1º andar, Bairro do Recife Antigo)
Carga horária: 06 horas/aula (a ser complementada em uma segunda etapa)
Número de participantes: 20 pessoas
Público-alvo: bailarinos, coreógrafos, estudantes de dança, teatro e público em geral interessado.

Descrição: Criar uma linguagem em dança, a partir de ações cotidianas. Esta oficina é o resultado da pesquisa, que vem sendo desenvolvida pela Compassos nos últimos anos.

OFICINA: CORPO CÊNICO, MOVIMENTO E AUTOIMAGEM
Ministrante: Giordani de Souza (Kiran)
Período: de 02 a 06 de dezembro de 2013
Horário: 10 às 13 h.
Local: Espaço Compassos Cia de Danças - Rua da Moeda, nº 93, 1º andar, Bairro do Recife Antigo
Carga-horária: 15 horas/aula
Número de participantes: 20 pessoas
Público-alvo: Bailarinos, coreógrafos e estudantes de dança

Descrição: É um desdobramento da pesquisa que resultou na monografia da pós-graduação da Faculdade Angel Vianna / Compassos, Dança como Prática Terapêutica , onde serão ofertadas práticas somáticas que fomentem a consciência corporal e a expansão da imagem corporal.

OFICINA: CORPO, SOM, RUÍDO E SILÊNCIO
Ministrante: Marcelo Sena
Período: de 02 a 06 de dezembro de 2013
Horário: 14 às 18 h.
Local: Espaço Compassos Cia de Danças - Rua da Moeda, nº 93, 1º andar, Bairro do Recife Antigo
Carga horária: 20 horas/aula
Número de participantes: 20 pessoas
Público-alvo: Bailarinos, coreógrafos e estudantes de dança

Descrição: Trabalhar noções básicas da música, como tonalidade, ritmo, timbre, harmonia, polifonia, altura e estilos a partir de conceitos próximos no campo da dança, para um maior encontro entre as duas linguagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado