Fim de Semana Cultural

Sexta-feira (25)

Feiras e Eventos

Palestra na APL
Será realizada uma palestra da escritora/antropóloga Margarida Maria Moura (USP) sobre o tema Um fragmento da vida da classe média culta e abastada do Rio de Janeiro na década de 20 do século passado - Tempo e espaço da vida privada, que acontecerá nesta sexta-feira (25), às 16h, na Academia Pernambucana de Letras (APL).

Projeto Contracorpo
Em mais uma conversa com artistas da dança de Pernambuco, o projeto Contracorpo lança o seu 6º programa, numa entrevista com os integrantes do Grupo Acaso, Bárbara Aguiar e Felipe Dupopping. A criação do espetáculo Para Josefina foi o assunto que permeou a conversa com os dois bailarinos, em uma manhã de setembro, na casa que foi habitada por Josefina, a avó de Bárbara Aguiar. Para acessar a entrevista, basta entrar no site www.contracorpo.ciaetc.com.br.
Espetáculo - Para Josefina é um espetáculo em homenagem à pianista Josefina Aguiar e faz referência a sua trajetória prodigiosa na música. Ela foi a primeira menina solista a acompanhar a Orquestra Sinfônica do Recife num concerto, aos 11 anos. Faleceu em 2005, aos 68 anos, vitimada por um câncer. No espetáculo, Bárbara Aguiar utilizou gravações da sua avó para compor a trilha sonora, e perpetuar a memória de sua obra. O espetáculo é uma criação do Grupo Acaso, criado em 2009 na cidade do Recife.


Música

PianOrquestra celebra dez anos com show no CCC-Recife
Apontado com um dos grupos mais inovadores dentro do cenário instrumental brasileiro, o PianOrquestra celebrará dez anos de estrada com show e lançamento do DVD Multifonias, nesta sexta-feira (25), às 19h, no Centro Cultural Correios/Recife. Com direção artística do músico Claudio Dauelsberg, o PianoOrquestra é formado pelas pianistas Marina Spoladore, Priscila Azevedo, Anne Amberget e da percussionista japonesa Masako Tanaka. O show terá a participação das cantoras Mariana Baltar e Manu Santos.

Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, o grupo PianOrquestra explora as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra. O resultado disso é uma formação musical inédita e inovadora que faz uma releitura de clássicos da Múisica Popular Brasileira e da música internacional.

 O repertório a ser apresentado pelo PianOrquestra faz parte do DVD Multifonia, do qual destacamos afoxé, samba, maracatu, ciranda, dentre outros ritmos. Entre os compositores a serem interpretados pelos músicos, destacamos Ernesto Nazareth (Nazareth), Gonzaguinha (Recado), Milton Nascimento (Ponta de Areia), Chico Buarque (Ciranda da Bailarina) e Lucy in the Sky with Diamonds (Beatles). Também será prestada uma homenagem a John Cage (Sonata I) e a outros compositores contemporâneos. O DVD tem a participação das cantoras Teresa Cristina, Monica Salmaso, Mariana Baltar, Manu Santos e Maíra Freitas.


De caráter itinerante, o projeto PianOrquestra-Multifonias também será apresentado no dia 23, do próximo mês, no Museu Nacional dos Correios, em Brasília, o qual contará com a participação das cantoras Maíra Freitas, filha de Martinho da Vila, e  Mariana Baltar. O evento tem o patrocínio dos Correios e do Ministério da Cultura. Ingressos serão disponibilizados ao público, uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do CCC/Recife. Entrada gratuita.

Serviço:
PianOrquestra-Multifonias
Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife)
Quando: Nesta sexta-feira (25), às 19h
Entrada gratuita (serão distribuídos ingressos individuais uma hora antes do espetáculo)

Sábado (26)

Artes Cênicas

Cavaco e sua pulga adestrada. Foto: Renata Pires
23º Feteag, em Caruaru, em suas últimas apresentações neste sábado e domingo. O Grupo Magiluth é um dos destaques com "Viúva, Porém Honesta" 
O 23º Feteag (Festival de Teatro do Agreste), promovido pelo grupo Teatro Experimental de Arte (TEA), em Caruaru, começou no último dia 12 e tem seus últimos momentos neste final de semana, dias 26 e 27. Neste sábado, o Grupo Magiluth, do Recife, promete barbarizar com a irreverência de sua versão para o texto de Nelson Rodrigues, "Viúva, Porém Honesta", sob direção de Pedro Vilela, às 20h, no Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc Caruaru. Na trama farsesca, o diretor de um jornal influente não consegue convencer sua filha única a deixar de velar seu marido, que morreu atropelado por uma carrocinha de picolé. O pai contrata uma ex-prostituta, um psicanalista e um otorrinolaringologista — todos charlatões — para dissuadir a filha do luto e querer se casar novamente. Como nenhum dos contratados achou uma solução para o caso, o jeito foi ressuscitar o morto para que ela, de apenas 15 anos, deixasse de ser viúva.

No domingo, às 16h, no Teatro João Lyra Filho, o encerramento do Festival conta com a apresentação do divertido "Cavaco e Sua Pulga Adestrada", da Caravana Tapioca, do Recife, com solo do ator palhaço Anderson Machado. No enredo, após chegar de paraquedas no picadeiro, a pulga Maria se prepara pra realizar uma grande façanha: saltar de um canhão em direção à estratosfera terrestre! Para isso, ela conta com a ajuda de Cavaco (o ator, músico e palhaço Anderson Machado), o excêntrico, e juntos demonstram uma série de habilidades musicais, mágicas e malabarísticas. Tudo temperado com muito humor e improviso, onde o público torna-se participante ativo na construção do espetáculo, fazendo de cada apresentação um momento único! A direção é de Helder Vasconcelos.


A Premiação da Mostra Estudantil acontecerá logo após o espetáculo. A comissão julgadora deste ano foi composta por Kelly Moura, Zácaras Garcia e Lucas Torres, que promoveu oficina com atores nesta edição. A entrada para todos os espetáculos é franca. Mais detalhes: www.feteag.com.br.

Feiras e Eventos

Neste sábado (26), das 15h às 16h, haverá ensaio aberto do Maracatu Várzea do Capibaribe, na Casa da Cultura Luiz Gonzaga, no Recife. Na ocasião, terá oficinas gratuitas e grupos convidados.

Domingo (27)

Música

Gustavo Tiné no Mercado da Boa Vista
Neste domingo (27), a partir das 11h, no Mercado da Boa Vista, Gustavo Tiné realiza encontros com música, caldinho e boas conversas.

Projeto Música e Letras
A Academia Pernambucana de Letras realiza o projeto Música e Letras com a apresentação do grupo Pedro Black em parceria com o Conservatório Pernambucano de Música, que acontecerá neste domingo (27), às 16h30, na própria Academia Pernambucana de Letras (APL).

Feiras e Eventos

Lazer para todas as idades no Recife Antigo de Coração
8ª edição do projeto acontece neste domingo (27), oferecendo entretenimento em três polos: cultural, esportivo e infantil

A 8ª edição do Recife Antigo de Coração acontece neste domingo (27) e vai encher de atividades um dos bairros mais históricos da cidade. O projeto da Prefeitura do Recife, realizado por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, surgiu com o principal intuito de transformar o local em um grande parque aberto. Dessa forma, o projeto busca agradar pessoas de todas as idades, sendo dividido nos polos cultural, esportivo e infantil, que funcionam durante todo o dia. 
A grande novidade para os que curtem esportes será um espaço específico para a prática do Handebol, na Avenida Marquês de Olinda, e outro somente para o Futebol Americano, no Marco Zero. Essas atividades estarão acontecendo das 8h às 18h. Na Avenida Marquês de Olinda haverá também uma rampa de skate para os praticantes desta modalidade. 
Os fãs dos patins poderão aproveitar a pista com demonstração artística dos patinadores da equipe do Cuscuz dos Patins na Avenida Marquês de Olinda, das 14h às 18h. Monitores estarão à disposição para ajudar aqueles que quiserem aprender ou arriscar algumas manobras. Na mesma avenida haverá também o Basquete de Rua, das 8h às 18h. Já o Badminton estará acontecendo das 8h às 18h, na Rua Dona Maria César. Para aqueles que quiserem alugar bicicletas ou patins, haverá uma tenda específica para isso na Rua do Bom Jesus, das 8h às 18h. 
Integrando o polo cultural, o projeto Dançando na Rua que acontece na Praça do Arsenal, traz as apresentações das orquestras 100% Mulher e da Só Mulheres, das 16h às 22h. Casais de todas as idades irão dividir o palco mostrando a mistura dos ritmos do bolero, swing, tango, samba, merengue e baile. 
Para esquentar e preparar o corpo haverá também, das 8h às 12h, um aulão promovido pela Academia Hi. As dicas de passos e de saúde estarão acontecendo no Marco Zero. A cadeira de massagem, para quem quiser relaxar, estará disponível das 8h às 18h, no mesmo local. Para os curiosos sobre as conhecidas “árvores de bandeja”, estará acontecendo a oficina de Bonsai das 14h às 16h, no Marco Zero. 
O grupo Reciclo Bikes, que promove um encontro entre cicloativistas, será também no Marco Zero, das 8h às 18h. Já a exposição de carros antigos estará acontecendo das 12h às 18h, na Avenida Rio Branco. As crianças da Organização Auxílio Fraterno do Recife irá se apresentar das 14h às 15h, no Marco Zero, tendo como foco as danças regionais como ciranda, coco de roda, xaxado, forró pé de serra, maracatu, frevo, bumba meu boi e caboclinhos. 
O Maracatu Alfaiata irá se apresentar pela primeira vez no Recife Antigo de Coração, das 8h às 18h, no Marco Zero. Outra novidade que acontecerá no mesmo local será a apresentação do grupo musical Flor de Muçambê, das 15h30 às 16h30 e o Recife do Frevo e do Passo, das 17h às 18h. Este último é um projeto cultural que envolve uma orquestra de frevo e passistas. 
O cortejo da Serenata Luar de Olinda, irá circular pelas ruas do bairro, com saída do Marco Zero, às 16h. O grupo é formado por 15 músicos que estarão com violinos, violões, cavaquinhos e outros instrumentos. 
Para as crianças, a PCR montou uma programação na Avenida Alfredo Lisboa. A recreação será das 8h às 18h, com atividades que promovem a interação entre as crianças, desenvolvendo a aprendizagem. Em paralelo a isso, estará acontecendo a exposição de álbuns de figurinhas antigas – com os tradicionais álbuns das copas realizadas, Amar é, Perna e Buco, e outros. 
A bandinha Bichos Soltos, será das 15h às 16h e a apresentação teatral do grupo Lobatinho será das 17h às 18h, com bonecos de diversos tipos como marionetes, fantoches e bonecos gigantes.

Estacionamento e acesso de veículos 
Garantindo maior comodidade das pessoas que forem ao Bairro do Recife neste domingo, a Prefeitura do Recife irá disponibilizar – de forma gratuita – o seu estacionamento e ainda oferecer vans que irão levar as pessoas até pontos estratégicos, próximo aos locais onde acontecem as atividades. O serviço irá funcionar das 6h às 23h. 
Para que as atividades aconteçam de forma segura para a população, a PCR irá fechar o acesso de veículos nas avenidas Rio Branco, Marquês de Olinda, Alfredo Lisboa, Barbosa Lima e ruas da Guia, do Bom Jesus, Álvares Cabral, Domingos José Martins, Dona Maria César, Barão Rodrigues Mendes. O acesso ao bairro continuará acontecendo pelas pontes Buarque de Macedo e do Limoeiro e avenidas Cais do Apolo e Cais da Alfândega. A Rua do Observatório terá o fluxo controlado, sendo oferecido estacionamento livre para portadores de necessidades especiais.

Confira a programação para este domingo:
- Ciclofaixa móvel: Das 7h às 16h;
- Feirinha do Bom Jesus e do PRODARTE: Das 14h às 22h

POLO INFANTIL
- Exposição de Álbuns de Figurinhas Antigas: Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h;
- Recreação: Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h;
- Bandinha Bicho Solto: Avenida Alfredo Lisboa, das 15h às 16h;
- Teatro Lobatinho: Avenida Alfredo Lisboa, das 17h às 18h.

POLO ESPORTIVO
- Handball: Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h;
- Futebol Americano: Marco Zero, das 8h às 18h;
- Badminton: Rua Dona Maria César - das 8h às 18h;
- Aluguel de bike e patins: Rua do Bom Jesus, das 8h às 18h;
- Basquete de Rua: Avenida Marquês de Olinda - das 8h às 18h;
- Patinação: Avenida Marquês de Olinda, das 14h às 18h;
- Rampa para skate: Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h.

POLO CULTURAL, ARTÍSTICO E DE LAZER 
- Aulão da Academia HI: Marco Zero, das 8h às 10h;
- Cadeira de Massagem: Marco Zero, das 8h às 18h;
- Reciclo Bikes: Marco Zero, das 8h às 18h;
- Maracatu Atalaia: Marco Zero, das 10h30 às 12h;
- Exposição de Carros Antigos: Avenida Rio Branco, das 12h às 18h;
- Oficina de Bonsai: Marco Zero, das 14h às 16h;
- Apresentação Crianças da OAF: Marco Zero, das 14h às 15h;
- Banda Flôr de Muçambê: Marco Zero, das 15h30 às 16h30;
- Serenata Luar de Olinda: Saída do Marco Zero, às 16h;
- Recife do Frevo e do Passo: Marco Zero, das 17h às 18h;
- Dançando na Rua: Praça do Arsenal, das 16h às 22h.
  
Serviço:
Recife Antigo de Coração.
Bairro do Recife.
Domingo (27), das 6h às 23h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife