Dia de Finados conta com tour por capelas do Recife

Neste sábado (2), Dia de Finados, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, promove um passeio de Sensibilização Turística com uma temática religiosa. Esta será a segunda oportunidade de conhecer o circuito “Capelas do Recife”, um passeio gratuito pelas principais capelas da cidade.

Essas charmosas estruturas resistem em meio ao enorme avanço urbano da cidade, mas permanecem ali, firmes, e muitas vezes passam despercebidas em meio à correria do dia a dia. Essas capelas carregam uma riqueza histórica muito grande porque a maioria delas foi erguida ainda no período dos engenhos, na era colonial. Exemplo disso é a Capela de Nossa Senhora da Conceição das Barreiras, mais conhecida como Capelinha da Jaqueira, no Parque da Jaqueira, que será o primeiro ponto a ser visitado neste sábado.

Com a construção do século XVIII, a Capelinha da Jaqueira estava localizada nas terras do capitão Henrique Martins. Segundo a história, após desenvolver uma grave doença, o capitão recorreu à Nossa Senhora da Conceição para se curar. Como o pedido foi aceito, construiu a capela para homenagear a santa.

Em seguida, o passeio vai levar os participantes para a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, localizada na Avenida Rosa e Silva. Construída em 1762, possui um altar-mor dedicado a sua padroeira, Nossa Senhora dos Aflitos, além de uma bela pintura no forro. O tour também visita a Capela de Santa Terezinha de Jesus, pertencente ao quartel do Derby, e realiza passeios panorâmicos pelas Capelas Nossa Senhora da Saúde, na Ilha do Leite, e Conceição dos Artistas, na Boa Vista.


Para participar, é necessário se inscrever previamente nesta sexta-feira (1º), a partir das 8h, pelo telefone 3355-8605. O passeio é realizado em um ônibus com ar-condicionado e tem o acompanhamento de guias de turismo. A saída do veículo é pontualmente às 14h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife