Recife Antigo de Coração garante diversão para todos os gostos

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Setembro está chegando ao fim e, para encerrar este mês com chave de ouro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, realiza uma nova edição do Recife Antigo de Coração. No último domingo deste mês, dia 29 de setembro, será a sétima realização do projeto que transforma um dos bairros mais importantes da cidade em um grande parque público. A programação é dividida em três polos: cultural, esportivo e infantil; agradando a todos os gostos.

Dentro da programação cultural, o projeto Dançando Na Rua, alcança pessoas de todas as idades. Acompanhados por profissionais da dança, as pessoas usufruem do tablado montado na Praça do Arsenal para dançar, das 15h às 22h. E, nesta edição, o projeto conta com uma presença especial: o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus. Ícone da dança no Brasil, ele foi convidado para participar do projeto que estará celebrando os 20 anos da chegada da dança de salão no Recife.

O projeto Recife Antigo do Coração também traz uma prévia do que acontecerá na 10ª edição do festival No Ar Coquetel Molotov. Das 14h às 16h, haverá uma apresentação com o cantor Matheus Motta e a banda Saracotia, na Rua da Moeda.


Para os fãs de bike, haverá um encontro de cicloativistas com exposição de bicicletas e acessórios na Praça do Marco Zero. A reunião é proposta do “Reciclo Bikes” e acontece das 14h às 18h. A Biketeca, da Bienalzinha do Livro, também estará presente neste mesmo local e horário para emprestar e arrecadar livros infantis. O material recolhido será doado para bibliotecas públicas.

No Marco Zero haverá exposição de artistas mirins que irão produzir pinturas em camisas de malha disponíveis para a comercialização, das 8h às 12h. Já na Avenida Alfredo Lisboa, das 14h às 18h o espaço será para a realização da oficina de bonsai. Quem for ao Bairro do Recife poderá ver ainda a apresentação da Orquestra de Sopro da cidade de Hamburgo (Posaunenchor St. Michaelis), na Alemanha, e a apresentação das crianças da Organização de Auxílio Fraterno do Recife.

A Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h, será espaço para o Badminton. Este é um esporte semelhante ao tênis, porém no lugar de uma bola, utiliza-se uma espécie de peteca. Para a prática desse esporte é exigida agilidade, força, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física. Durante o mesmo horário, A Rua Dona Maria César estará disponível para a prática do vôlei. Já a rampa para skate, na Avenida Alfredo Lisboa, e a patinação artística, na Avenida Marquês de Olinda, ficarão disponíveis das 14h às 18h.

O Basquete de Rua vai acontecer num outro trecho Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h. Esta variante do basquete é desenvolvida na rua, ao invés de uma quadra e tem o apoio da Federação Pernambucana de Basketball. Ainda na Marquês de Olinda, ficará o estande para aluguel de bikes e patins.

Parte da Avenida Alfredo Lisboa estará disponível especificamente para o público infantil. Das 14h às 18h, haverá recreação com brincadeiras que estimulam o raciocínio lógico como xadrez, dama, dominó, entre outros. Haverá também, no mesmo horário, exposição de álbuns de figurinhas (Amar é; Perna e Buco; Capitão América; e outros). Das 17h às 18h haverá apresentação teatral do grupo Lobatinho com a peça “A Bela e a Fera”.

Acontece em paralelo ao Recife Antigo de Coração a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, das 7h às 16h; a Feirinha do Bom Jesus e Prodarte, das 14h às 22h; e a 4ª Maratona da Maurício de Nassau, das 6h às 13h.

Acesso ao Bairro do Recife
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, informa que para a realização do projeto é necessário bloquear o acesso de veículos por algumas ruas do bairro. Estarão fechadas para acesso de veículos as avenidas Rio Branco, Alfredo Lisboa, Marquês de Olinda e Barbosa Lima e as ruas da Moeda, da Guia, Álvares Cabral, Dona Maria César, do Bom Jesus, Domingos José Martins e Barão Rodrigues Mendes.

A Rua do Observatório terá o fluxo controlado, sendo oferecido estacionamento para portadores de necessidades especiais. A entrada e saída de veículos do Recife Antigo continuará pelas pontes Giratória, Buarque de Macedo e do Limoeiro, além do livre acesso pelas avenidas Cais do Apolo e Cais da Alfândega.

A Prefeitura do Recife disponibilizará o seu estacionamento, com 620 vagas, para garantir maior comodidade aos cidadãos. Quatro vans irão realizar o translado das pessoas rumo à área de lazer, de forma gratuita. O serviço irá funcionar das 8h às 23h. A expectativa é que as pessoas esperem pela van cerca de 10 a 15 minutos.

Confira a programação completa:
POLO CULTURAL, ARTISTÍCO E DE LAZER
• Artistas Mirins: Marco Zero – 8h às 12h;
• Cadeira de Massagem: Rua do Bom Jesus – 8h às 18h;
• Reciclo Bikes: Marco Zero – 14h às 18h;
• Oficina de Bonsai: Marco Zero – 14h às 18h;
• Apresentação Crianças da OAF: Marco Zero - 14h às 15h;
• Maracatu Nação Pernambuco: Marco Zero – 15h às 17h;
• Espetáculo Baú Encantado Conta Daí que eu Conto de Cá: Marco Zero – 16h às 17h;
• Dançando na Rua: Praça do Arsenal – 15h às 22h;
• Prévia do No Ar Coquetel Molotov: Rua da Moeda – 14h às 16h
• Orquestra de Sopro da cidade de Hamburgo – 17h às 18h;

POLO ESPORTIVO
• Badminton: Avenida Marquês de Olinda – 8h às 18h;
• Aluguel de bike e patins: Rua do Bom Jesus – 8h às 18h;
• Basquete de Rua: Avenida Marquês de Olinda – 8h às 18h;
• Rampa para skate: Avenida Alfredo Lisboa – 14h às 18h;
• Patinação Artística: Avenida Marquês de Olinda – 14h às 18h;
• Vôlei: Rua Dona Maria César – 8h às 18h;

POLO INFANTIL
• Recreação (jogos educativos): Avenida Alfredo Lisboa – 14h às 18h;
• Exposição de álbuns de figurinhas: Avenida Alfredo Lisboa – 14h às 18h;

• Teatro Lobatinho: Avenida Alfredo Lisboa – 17h às 18h;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife