Movimento Pró-Criança se destaca ao redor do mundo e mostra que vale a pena investir para transformar a situação social das crianças e jovens

O trabalho desenvolvido pela ONG pernambucana Movimento Pró-Criança vem chamando atenção ao redor do mundo. Depois de encantar a Rainha Silvia da Suécia, que já levou os grupos de dança e música formados por alunos da instituição para se apresentarem em seu país em duas oportunidades: 2004 e 2011, agora o Pró-Criança conquistou o valioso apoio da instituição financeira internacional HSBC, sediada em Londres.

A partir deste mês, a ONG recifense está oficialmente entre os agraciados pelo programa Future First – Investing in our children, iniciativa global do HSBC voltada à educação de crianças em situação de vulnerabilidade, em reconhecimento à eficiência dos projetos desenvolvidos. A notícia chegou exatamente entre as festividades pelos 20 anos do Pró-Criança, completados agora em 2013.

Tudo isso é resultado de muito trabalho, mas principalmente de investimentos constantes realizados por muitas pessoas unidas. Investimentos que vão transformando vidas! No último ano, o Pró-Criança também foi homenageado pela ONU e pelo Governo Brasileiro entre as instituições nacionais que mais vêm contribuindo através de seus projetos para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. No exercício de 2012 o Movimento Pró-Criança contou com o apoio de mais de 60 parceiros, compreendendo instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, empresas públicas e privadas e pessoas físicas.

Além destes, há 367.063 pequenos contribuintes que através de suas contas de energia elétrica (CELPE) e de água (COMPESA) têm efetivado as suas contribuições. No último ano essas contribuições representaram 66,59% do total da receita da instituição. Se acrescentarmos a esses números outros pequenos parceiros engajados através do Sistema de Telemarketing, Sistema Telemar Norte e Leste S/A, e outras contribuições avulsas, esse percentual se eleva para 80,33% do orçamento total do MPC.

O corpo técnico-administrativo que deu suporte as atividades do MPC neste período contou com a colaboração de 107 servidores, envolvendo 35 profissionais de nível superior (pedagogos, educadores, psicólogos, assistentes sociais, etc.), pessoal de nível médio e básico, além de 19 estagiários e 52 voluntários. Visando manter o sistema de capacitação dos seus funcionários, o MPC deu continuidade ao Projeto Auxílio Educação, através do pagamento de 50% das despesas com instituições ou mensalidades de seminários e cursos de curta e longa duração (Especialização, Mestrado, etc.). Em 2012 o investimento neste programa foi de R$ 42.229,40 (1,27% das despesas administrativas), tendo beneficiado 30 funcionários.


Da mesma forma foi investido no ano em assistência médica para valorização do quadro funcional do MPC o valor de R$ 248.389,19, representando um percentual de 5,91% das despesas administrativas. Tem ainda o Programa de Voluntariado do MPC, integrado com a Rede Pernambuco Voluntário, que conta com mais de 30 instituições, tendo realizado com o apoio do Pró-Criança, até dezembro de 2012, treze capacitações, onde foram preparadas 275 pessoas para realizar trabalho voluntário em diversas instituições integrantes da rede em Pernambuco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado